As potencialidades do computador para o ensino da Matemática em um grupo de estudos
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16291Resumo
Este artigo apresenta o relato de uma pesquisa que buscou entender o ensino da Matemática com a utilização de computadores em um grupo de estudos. Também discute duas atividades desenvolvidas por uma equipe formada por professores dessa matéria na rede estadual de ensino, por licenciandos em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás e por um professor pesquisador dessa instituição. O grupo estudou e planejou atividades geradas a partir dos softwares gratuitos Winplot e Geogebra. Dessas atividades, são apresentadas, aqui, duas: a primeira, sobre o quadrado; e a outra, sobre as funções trigonométricas seno e cosseno. Cada uma delas é seguida de considerações dos participantes do grupo. A fim de mostrar parte do trabalho desenvolvido, é feita uma pequena discussão teórica sobre o uso do computador na escola, destacando-se os motivos para a escolha dos programas selecionados, a opção metodológica de cunho qualitativo, as características de um grupo de estudos e sobre o grupo formado, as preocupações dos pesquisadores com a abordagem pedagógica, utilizando computadores, e as reflexões do próprio grupo sobre duas atividades elaboradas. Este artigo destaca que a dinâmica de grupos de estudos de professores de Matemática pode ser uma forma eficiente para se discutir as dificuldades relacionadas ao trabalho docente e para a busca de alternativas pedagógicas para o ensino e para a aprendizagem dessa disciplina.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-11-24
Como Citar
LIMA, L. F. de. As potencialidades do computador para o ensino da Matemática em um grupo de estudos. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 136, 2011. DOI: 10.5216/rp.v21i1.16291. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/120. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).