As potencialidades do computador para o ensino da Matemática em um grupo de estudos

Autores

  • Luciano Feliciano de Lima UEG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16291

Resumo

Este artigo apresenta o relato de uma pesquisa que buscou entender o ensino da Matemática com a utilização de computadores em um grupo de estudos. Também discute duas atividades desenvolvidas por uma equipe formada por professores dessa matéria na rede estadual de ensino, por licenciandos em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás e por um professor pesquisador dessa instituição. O grupo estudou e planejou atividades geradas a partir dos softwares gratuitos Winplot e Geogebra. Dessas atividades, são apresentadas, aqui, duas: a primeira, sobre o quadrado; e a outra, sobre as funções trigonométricas seno e cosseno. Cada uma delas é seguida de considerações dos participantes do grupo. A fim de mostrar parte do trabalho desenvolvido, é feita uma pequena discussão teórica sobre o uso do computador na escola, destacando-se os motivos para a escolha dos programas selecionados, a opção metodológica de cunho qualitativo, as características de um grupo de estudos e sobre o grupo formado, as preocupações dos pesquisadores com a abordagem pedagógica, utilizando computadores, e as reflexões do próprio grupo sobre duas atividades elaboradas. Este artigo destaca que a dinâmica de grupos de estudos de professores de Matemática pode ser uma forma eficiente para se discutir as dificuldades relacionadas ao trabalho docente e para a busca de alternativas pedagógicas para o ensino e para a aprendizagem dessa disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Feliciano de Lima, UEG

Professor mestre da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Downloads

Publicado

2011-11-24

Como Citar

LIMA, L. F. de. As potencialidades do computador para o ensino da Matemática em um grupo de estudos. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 136, 2011. DOI: 10.5216/rp.v21i1.16291. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/120. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos