Estágio supervisionado na Licenciatura em Ciências Biológicas: relato de experiência do estágio e do projeto de intervenção sobre relações de gênero e música

Autores

  • Thiago Lopes Rocha Mestrando em Biologia Celular e Molecular no Instituto de Ciências Biológicas no ICB/UFG.
  • Rones de Deus Paranhos ICB/UFG
  • Fernando Aparecido de Moraes ICB/UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16312

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) dos cursos de licenciatura requer uma relação dialética entre teoria e prática que proporcione situações ao professor em formação inicial para que ele desenvolva competências para a compreensão da realidade escolar e a realização das atividades de ensino-aprendizagem de forma significativa e reflexiva. Nessa perspectiva, o Estágio Curricular Supervisionado II (ECSII) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Goiás (UFG), tem sido (re)pensado e (re)organizado para possibilitar uma formação baseada na pesquisa. Assim, o presente estudo consiste em um relato de experiência de discente da disciplina de ECSII do curso de Ciências Biológicas da UFG, no período de agosto a dezembro de 2009. Em tal relato, inicialmente, dialogamos sobre o ECSII na formação inicial de docente, seu planejamento baseado na observação, semidocência e docência. Em seguida, relatamos e discutimos o projeto de intervenção sobre relações de gênero e música, o qual foi realizado durante o ECSII. Por fim, o presente relato de experiência sugere que os ECSs para os cursos de licenciatura da UFG sejam planejados e executados baseando-se na pesquisa, tal como aconteceu com a experiência relatada, permitindo uma formação inicial dos professores de maneira significativa, reflexiva e participativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Lopes Rocha, Mestrando em Biologia Celular e Molecular no Instituto de Ciências Biológicas no ICB/UFG.

Mestrando em Biologia Celular e Molecular no Instituto de Ciências Biológicas no ICB/UFG.

Rones de Deus Paranhos, ICB/UFG

Professor Assistente do Dpto. de Biologia Geral, Instituto de Ciências Biológicas no ICB/UFG.

Fernando Aparecido de Moraes, ICB/UFG

Professor Assistente do Dpto. de Biologia Geral, Instituto de Ciências Biológicas no ICB/UFG.

Downloads

Publicado

2011-11-24

Como Citar

ROCHA, T. L.; PARANHOS, R. de D.; MORAES, F. A. de. Estágio supervisionado na Licenciatura em Ciências Biológicas: relato de experiência do estágio e do projeto de intervenção sobre relações de gênero e música. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 268, 2011. DOI: 10.5216/rp.v21i1.16312. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/255. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências