Estágio supervisionado na Licenciatura em Ciências Biológicas: relato de experiência do estágio e do projeto de intervenção sobre relações de gênero e música
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16312Resumo
O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) dos cursos de licenciatura requer uma relação dialética entre teoria e prática que proporcione situações ao professor em formação inicial para que ele desenvolva competências para a compreensão da realidade escolar e a realização das atividades de ensino-aprendizagem de forma significativa e reflexiva. Nessa perspectiva, o Estágio Curricular Supervisionado II (ECSII) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Goiás (UFG), tem sido (re)pensado e (re)organizado para possibilitar uma formação baseada na pesquisa. Assim, o presente estudo consiste em um relato de experiência de discente da disciplina de ECSII do curso de Ciências Biológicas da UFG, no período de agosto a dezembro de 2009. Em tal relato, inicialmente, dialogamos sobre o ECSII na formação inicial de docente, seu planejamento baseado na observação, semidocência e docência. Em seguida, relatamos e discutimos o projeto de intervenção sobre relações de gênero e música, o qual foi realizado durante o ECSII. Por fim, o presente relato de experiência sugere que os ECSs para os cursos de licenciatura da UFG sejam planejados e executados baseando-se na pesquisa, tal como aconteceu com a experiência relatada, permitindo uma formação inicial dos professores de maneira significativa, reflexiva e participativa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-11-24
Como Citar
ROCHA, T. L.; PARANHOS, R. de D.; MORAES, F. A. de. Estágio supervisionado na Licenciatura em Ciências Biológicas: relato de experiência do estágio e do projeto de intervenção sobre relações de gênero e música. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 268, 2011. DOI: 10.5216/rp.v21i1.16312. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/255. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiências
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).