Um olhar sobre a didática de Geografia em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16299Resumo
Este artigo é um relato, que resultou de um estágio realizado, no departamento de Geografia da Universidade de Lisboa, no período de 16 de maio a 20 de junho de 2009. O trabalho consistiu em uma investigação bibliográfica sobre produções científicas a respeito de didática de Geografia em Portugal, com a finalidade de fornecer mais subsídios à produção da tese de doutorado intitulada “A linguagem dos quadrinhos na mediação do ensino de Geografia: charges e tiras de quadrinhos no estudo de cidade”. Evidenciou-se que este tema é um debate que ainda ocupa um lugar restrito na academia portuguesa, mas é uma preocupação que se intensificou entre os professores e pesquisadores da Geografia escolar deste País, nos últimos anos. Isto pode ser constatado nos artigos publicados em obras científicas especializadas. Verificou-se, ainda, que as questões que se enfrentam nas ações envolvidas no ensino de Geografia em Portugal e as respectivas soluções propostas são, em síntese, muito semelhantes às da educação geográfica brasileira. O estágio foi uma etapa de grande importância na formação acadêmica, com várias atividades que possibilitaram um proveitoso conhecimento do ensino e teoria geográfica portuguesa. Percebeu-se, sobretudo, que tanto o Brasil como Portugal poderão trocar valiosas experiências com os possíveis intercâmbios científicos de Geografia, se porventura interessarem em consolidá-los.Downloads
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Publicado
2011-11-24
Como Citar
SILVA, E. I. da; CAVALCANTI, L. de S.; NUNES, S. C. Um olhar sobre a didática de Geografia em Portugal. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 200, 2011. DOI: 10.5216/rp.v21i1.16299. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/185. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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