Produção de figurino X formação docente continuada: desafios de uma experiência com alunos da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16311Resumo
É comum, nos dias atuais, que as atribuições de professores da área artística não se restrinjam a planejar, lecionar e avaliar suas aulas. É, pois, com o intuito de suscitar reflexões acerca da formação continuada em Arte, que este artigo discute o papel do professor frente à pluralidade de funções exercidas paralelamente ao contexto da sala de aula, bem como suas implicações. Trata do processo de produção de figurinos para um espetáculo teatral, confeccionado em 2008 por parte de coordenadores, funcionários e professores de oficinas artísticas, atuantes num projeto social financiado por uma ONG de Goiânia. O público atendido por tal instituição são alunos oriundos das redes municipal e estadual de educação no período do contraturno escolar. A faixa etária das crianças e adolescentes que então vivenciavam esse projeto perpassava entre seis e quatorze anos. Nesse contexto, o objetivo da confecção de figurino tratada neste relato foi potencializar sentidos de cenas integrantes do espetáculo mencionado. Isto envolveu diversas etapas de trabalho e resultou numa apresentação sustentada por diversos profissionais. A necessidade de uma formação continuada por parte de docentes de Arte é fator sine qua non ao desafio de arte-educar e, por extensão, ao desenvolvimento de atividades que extrapolam o âmbito pedagógico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-11-24
Como Citar
VALENÇA, K. B. C. Produção de figurino X formação docente continuada: desafios de uma experiência com alunos da Educação Básica. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 254, 2011. DOI: 10.5216/rp.v21i1.16311. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/243. Acesso em: 2 jan. 2025.
Edição
Seção
Relatos de Experiências
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).