Uso do software Winplot para o estudo de Trigonometria

Autores/as

  • Avani Maria Calmon Rocha Colégio Militar de Salvador

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16292

Resumen

O uso de novas tecnologias na escola pode reforçar a tentativa constante de solução das dificuldades encontradas no ensino da Matemática em qualquer nível de ensino, proporcionando uma motivação diferente das aulas teórico-expositivas e também trabalhando com o lado intuitivo de cada aluno. Para incorporar esse recurso no processo de ensino e aprendizagem, várias estratégias têm sido adotadas. Uma delas é o desenvolvimento e aperfeiçoamento de softwares educacionais que oferecem instâncias físicas em que podem ser feitas manipulações diretas sobre diferentes representações visuais apresentadas na tela do computador, o que não ocorre com o uso do lápis e papel ou do quadro. Tal método permite ao aluno ver algumas importantes características e/ou propriedades dessas representações, além de tornar a aula mais dinâmica e lúdica, estimulando o grupo e despertando o interesse, modificando significativamente o papel do professor no processo de aprendizagem. Dentro desse contexto, destaca-se, neste artigo, como o professor de Ensino Médio pode fazer uso do software educacional Winplot, em construções geométricas para visualização dos conceitos e propriedades relacionadas às funções trigonométricas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Avani Maria Calmon Rocha, Colégio Militar de Salvador

Professora do ensino básico do Colégio Militar de Salvador.

Publicado

2011-11-24

Cómo citar

ROCHA, A. M. C. Uso do software Winplot para o estudo de Trigonometria. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 151, 2011. DOI: 10.5216/rp.v21i1.16292. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/138. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos