v. 27 n. 1 (2016): Dossiê Escolas Criativas

					Visualizar v. 27 n. 1 (2016): Dossiê Escolas Criativas
Publicado: 2016-07-15

Dossiê Escolas Criativas

  • Por una Escuela Solidaria

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42287
    Juan Miguel Batalloso Navas
    27-62
  • La escuela galáctica: prototipo de escuela creativa transformadora

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42288
    Francisco Menchén Bellón
    63-80
  • Por que uma escola criativa?

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42289
    João Henrique Suanno
    81-97
  • Transdisciplinariedad en la universidad: Experiencias en el Centro de Estudios Universitarios Arkos, México

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42290
    Ana Cecilia Espinosa Martínez, Pascal Galvani
    99-136
  • Educação para paz: um caminhar no pensamento complexo através de cinco pedagogias integradas e complementares

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42291
    Nei Alberto Salles Filho
    137-153
  • Soluções criativas: o uso de Recursos Educacionais Abertos no acesso e na democratização do Ensino Superior

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42293
    Ramón Garrote Jurado, Marlene Zwierewicz, Roberto Moraes Cruz, Tomas Pettersson
    155-171
  • Mãos de Vida na prática educativa: a Roda da Saúde no Circulo Transdisciplinar de Saúde Integral

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42294
    Maria Glória Dittrich, Vanderlea Meller, Claiza Barretta, Maria Carolina Ulrich
    173-191
  • Princípios transdisciplinares do programa geração da paz: pontos de partida para extensão, pesquisa e formação

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42295
    Rosamaria de Medeiros Arnt, Paula Pereira Scherre
    193-208
  • Pensamento ecoformador e transdisciplinar: em busca da legitimidade a partir do decálogo proposto para a área

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42296
    Virgínia Ostroski Salles, Eloiza Aparecida Avila de Matos
    209-219
  • Mística ecológica para uma caminhada ecopedagógica

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42298
    Luiz Síveres
    221-241
  • Escola Waldorfiana sob a óptica de uma pesquisa intertransdisciplinar

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42299
    Ana Cristina Souza dos Santos, Helena Corrêa de Vasconcelos, Akiko Santos
    243-258
  • As escolas quilombolas em Goiás – retrato da escola na relação com o poder público dos anos 2000

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42300
    Cristiane Maria Ribeiro, Mariana Cunha Pereira
    259-270
  • A Diversidade de Ideias, Pessoas e Caminhos na Construção do Grande Espaço Coletivo que é a Escola

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42301
    Mariana Benchimol, Fabíola Guadix
    271-282
  • Programa Intercultural e-Culturas e a manifestação das emoções interculturais na interação entre Ensino Superior e Educação Básica

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42302
    Marlene Zwierewicz, Antonio Pantoja Vallejo, Elcio Willemann
    283-298
  • Casa Verde: do plantio à colheita – pedagogia no quintal

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42303
    Maria do Carmo Ribeiro Abreu, Elizete Maria de Lima, João Batista de Lima
    299-315
  • Escola, um processo de vida: complexidade e transdisciplinaridade em educação

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42304
    Carolina Nunes Curado Parrode Diniz, Fátima Cristina Silva Moraes
    317-336
  • Encantando com a poesia: uma experiência criativa na Escola Daniel Batista

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42305
    Kênia Paulino de Queiroz Souza, Maria José de Pinho
    337-354
  • Na Pedagogia Logosó?fica o professor é exemplo do que ensina aos alunos

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42317
    Valéria Mendonça
    355-366
  • (Com)viver em espaços de uma escola sustentável e criativa

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42318
    Daniela Tomio, Graciele Alice Carvalho Adriano, Vera Lúcia de Souza e Silva
    367-391
  • Escolas Criativas: experiências transformadoras potencializadas na interação do Ensino Superior com a Educação Básica

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42320
    Marlene Zwierewicz, João Fabricio Guimara Somariva, Marcia Bianco, Miryan Debiasi, Rosilane Damazio Cachoeira, Maria Canever da Silva, Liene Silveira, Marilei Morgan Veronezi Bratti, Maria Marlene Schlickmann, Dorly Spíndola Luareth Zanelato, Brígida Marioti, Regis Quadros da Silva
    393-414
  • Atuações educativas de êxito em Goiânia-GO: contribuições à educação básica por meio do PIBID

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42322
    Keila Matida de Melo, Maria de Fátima Teixeira Barreto, Vanessa Gabassa
    415-436
  • Transdisciplinaridade e educação física escolar: re?flexões para o desenvolvimento humano

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42323
    Marcos Vinícius Guimarães de Paula, João Henrique Suanno
    437-453
  • Estágio transdisciplinar: outra formação, outra educação, outro ensino, outra aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42324
    Lindalva Pessoni Santos, Cláudia do Nascimento, Marilza Vanessa Rosa Suanno
    455-474
  • Uso da tecnologia na educação, da história à realidade atual

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42325
    Demerval Guilarducci Bruzzi
    475-483
  • Mapeamento das pesquisas e publicações brasileiras vinculadas a rede internacional de escolas criativas

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42326
    Nayara Gomes da Silva, Marilza Vanessa Rosa Suanno
    485-520
  • Práticas de leitura: relações entre língua, texto e discurso

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42327
    Agostinho Potenciano de Souza, Luana Alves Luterman
    521-531

Entrevistas

Outros Artigos

  • Educação inclusiva: dos documentos legais à realidade escolar

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42330
    Suzi Lane Amadeu Gussi, Vanderley Flor da Rosa
    547-553
  • Ensino de química por investigação em um centro de educação de jovens e adultos

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42331
    Elisandra Chastel Francischini Vidrik, Irene Cristina de Mello
    555-571
  • Luz, câmera, ação: os vídeos na educação em ciências e produção de saberes

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42333
    Cristiane da Cunha Luna, Maira Ferreira
    573-590
  • Ensinando história: produção de uma sequência didática sobre as representações do negro no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42334
    Mário Cézar Alves Ferreira, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Marilu Martens Oliveira
    591-607

Resenhas