Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 27 n. 1 (2016): Dossiê Escolas Criativas
v. 27 n. 1 (2016): Dossiê Escolas Criativas
Publicado:
2016-07-15
Expediente
2-4
PDF
Editorial
19-24
PDF
Dossiê Escolas Criativas
Por una Escuela Solidaria
Juan Miguel Batalloso Navas
27-62
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42287
La escuela galáctica: prototipo de escuela creativa transformadora
Francisco Menchén Bellón
63-80
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42288
Por que uma escola criativa?
João Henrique Suanno
81-97
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42289
Transdisciplinariedad en la universidad: Experiencias en el Centro de Estudios Universitarios Arkos, México
Ana Cecilia Espinosa Martínez, Pascal Galvani
99-136
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42290
Educação para paz: um caminhar no pensamento complexo através de cinco pedagogias integradas e complementares
Nei Alberto Salles Filho
137-153
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42291
Soluções criativas: o uso de Recursos Educacionais Abertos no acesso e na democratização do Ensino Superior
Ramón Garrote Jurado, Marlene Zwierewicz, Roberto Moraes Cruz, Tomas Pettersson
155-171
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42293
Mãos de Vida na prática educativa: a Roda da Saúde no Circulo Transdisciplinar de Saúde Integral
Maria Glória Dittrich, Vanderlea Meller, Claiza Barretta, Maria Carolina Ulrich
173-191
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42294
Princípios transdisciplinares do programa geração da paz: pontos de partida para extensão, pesquisa e formação
Rosamaria de Medeiros Arnt, Paula Pereira Scherre
193-208
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42295
Pensamento ecoformador e transdisciplinar: em busca da legitimidade a partir do decálogo proposto para a área
Virgínia Ostroski Salles, Eloiza Aparecida Avila de Matos
209-219
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42296
Mística ecológica para uma caminhada ecopedagógica
Luiz Síveres
221-241
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42298
Escola Waldorfiana sob a óptica de uma pesquisa intertransdisciplinar
Ana Cristina Souza dos Santos, Helena Corrêa de Vasconcelos, Akiko Santos
243-258
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42299
As escolas quilombolas em Goiás – retrato da escola na relação com o poder público dos anos 2000
Cristiane Maria Ribeiro, Mariana Cunha Pereira
259-270
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42300
A Diversidade de Ideias, Pessoas e Caminhos na Construção do Grande Espaço Coletivo que é a Escola
Mariana Benchimol, Fabíola Guadix
271-282
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42301
Programa Intercultural e-Culturas e a manifestação das emoções interculturais na interação entre Ensino Superior e Educação Básica
Marlene Zwierewicz, Antonio Pantoja Vallejo, Elcio Willemann
283-298
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42302
Casa Verde: do plantio à colheita – pedagogia no quintal
Maria do Carmo Ribeiro Abreu, Elizete Maria de Lima, João Batista de Lima
299-315
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42303
Escola, um processo de vida: complexidade e transdisciplinaridade em educação
Carolina Nunes Curado Parrode Diniz, Fátima Cristina Silva Moraes
317-336
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42304
Encantando com a poesia: uma experiência criativa na Escola Daniel Batista
Kênia Paulino de Queiroz Souza, Maria José de Pinho
337-354
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42305
Na Pedagogia Logosó?fica o professor é exemplo do que ensina aos alunos
Valéria Mendonça
355-366
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42317
(Com)viver em espaços de uma escola sustentável e criativa
Daniela Tomio, Graciele Alice Carvalho Adriano, Vera Lúcia de Souza e Silva
367-391
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42318
Escolas Criativas: experiências transformadoras potencializadas na interação do Ensino Superior com a Educação Básica
Marlene Zwierewicz, João Fabricio Guimara Somariva, Marcia Bianco, Miryan Debiasi, Rosilane Damazio Cachoeira, Maria Canever da Silva, Liene Silveira, Marilei Morgan Veronezi Bratti, Maria Marlene Schlickmann, Dorly Spíndola Luareth Zanelato, Brígida Marioti, Regis Quadros da Silva
393-414
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42320
Atuações educativas de êxito em Goiânia-GO: contribuições à educação básica por meio do PIBID
Keila Matida de Melo, Maria de Fátima Teixeira Barreto, Vanessa Gabassa
415-436
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42322
Transdisciplinaridade e educação física escolar: re?flexões para o desenvolvimento humano
Marcos Vinícius Guimarães de Paula, João Henrique Suanno
437-453
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42323
Estágio transdisciplinar: outra formação, outra educação, outro ensino, outra aprendizagem
Lindalva Pessoni Santos, Cláudia do Nascimento, Marilza Vanessa Rosa Suanno
455-474
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42324
Uso da tecnologia na educação, da história à realidade atual
Demerval Guilarducci Bruzzi
475-483
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42325
Mapeamento das pesquisas e publicações brasileiras vinculadas a rede internacional de escolas criativas
Nayara Gomes da Silva, Marilza Vanessa Rosa Suanno
485-520
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42326
Práticas de leitura: relações entre língua, texto e discurso
Agostinho Potenciano de Souza, Luana Alves Luterman
521-531
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42327
Entrevistas
Saturnino de la Torre, por Marilza Vanessa Rosa Suanno
Marilza Vanessa Rosa Suanno
533-544
PDF
Outros Artigos
Educação inclusiva: dos documentos legais à realidade escolar
Suzi Lane Amadeu Gussi, Vanderley Flor da Rosa
547-553
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42330
Ensino de química por investigação em um centro de educação de jovens e adultos
Elisandra Chastel Francischini Vidrik, Irene Cristina de Mello
555-571
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42331
Luz, câmera, ação: os vídeos na educação em ciências e produção de saberes
Cristiane da Cunha Luna, Maira Ferreira
573-590
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42333
Ensinando história: produção de uma sequência didática sobre as representações do negro no Brasil
Mário Cézar Alves Ferreira, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Marilu Martens Oliveira
591-607
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42334
Resenhas
MORIN, Edgar: Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Trad. Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
Jonathas Vilas Boas de Sant’ana, Regina Célia Alves da Cunha, Victor Hugo de Paiva Arantes
611-615
PDF
Resumos de trabalhos acadêmicos
Concepções de cidadania nos livros didáticos de filosofia indicados pelo PNLDEM/2012
Alessandra Silva Carrijo
619-621
PDF
La Barraca Teatro Universitário: re?exões sobre encenação (Espanha 1931-1936)
Simone Aparecida dos Passos
623-625
PDF
Perscrutando diários de aulas de matemática do estágio supervisionado da licenciatura em matemática: reorientando histórias e investigações
Marcos Antonio Gonçalves Júnior
627-628
PDF
Dissertações
Dissertações - Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Cepae/UFG
Cepae/UFG PPGEEB
631-647
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems