Princípios transdisciplinares do programa geração da paz: pontos de partida para extensão, pesquisa e formação

Autores

  • Rosamaria de Medeiros Arnt Universidade Estadual do Ceará
  • Paula Pereira Scherre Grupo de pesquisa ECOTRANSD.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42295

Resumo

Neste trabalho apresentamos as reflexões e sistematizações sobre princípios do Programa Geração da Paz, da pró-reitoria de extensão da Universidade Estadual do Ceará/Brasil, em realização desde 2010, que visa a formação de educadores para a Cidadania e para a Paz. Entendemos princípios como pontos de partida, que se relacionam de forma dinâmica, aberta e processual, permitindo o surgimento de arranjos inovadores, por considerarem a complexidade e a multirreferencialidade da realidade e a multidimensionalidade humana. Identificamos como princípios transdisciplinares: abertura, escuta, diálogo, flexibilidade, partilha e auto-organização. Conceituando-os, apresentamos como foram vivenciados na coordenação e nas formações e como repercutem nas práticas profissionais dos educadores participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosamaria de Medeiros Arnt, Universidade Estadual do Ceará

Professora da Universidade Estadual do Ceará/Grupo de pesquisa ECOTRANSD – Ecologia dos saberes, Transdisciplinaridade e Educação.

Paula Pereira Scherre, Grupo de pesquisa ECOTRANSD.

Grupo de pesquisa ECOTRANSD – Ecologia dos saberes, Transdisciplinaridade e Educação.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

ARNT, R. de M.; SCHERRE, P. P. Princípios transdisciplinares do programa geração da paz: pontos de partida para extensão, pesquisa e formação. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 193–208, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42295. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42295. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Escolas Criativas