Princípios transdisciplinares do programa geração da paz: pontos de partida para extensão, pesquisa e formação

Authors

  • Rosamaria de Medeiros Arnt Universidade Estadual do Ceará
  • Paula Pereira Scherre Grupo de pesquisa ECOTRANSD.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42295

Abstract

Neste trabalho apresentamos as reflexões e sistematizações sobre princípios do Programa Geração da Paz, da pró-reitoria de extensão da Universidade Estadual do Ceará/Brasil, em realização desde 2010, que visa a formação de educadores para a Cidadania e para a Paz. Entendemos princípios como pontos de partida, que se relacionam de forma dinâmica, aberta e processual, permitindo o surgimento de arranjos inovadores, por considerarem a complexidade e a multirreferencialidade da realidade e a multidimensionalidade humana. Identificamos como princípios transdisciplinares: abertura, escuta, diálogo, flexibilidade, partilha e auto-organização. Conceituando-os, apresentamos como foram vivenciados na coordenação e nas formações e como repercutem nas práticas profissionais dos educadores participantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosamaria de Medeiros Arnt, Universidade Estadual do Ceará

Professora da Universidade Estadual do Ceará/Grupo de pesquisa ECOTRANSD – Ecologia dos saberes, Transdisciplinaridade e Educação.

Paula Pereira Scherre, Grupo de pesquisa ECOTRANSD.

Grupo de pesquisa ECOTRANSD – Ecologia dos saberes, Transdisciplinaridade e Educação.

Published

2016-07-15

How to Cite

ARNT, R. de M.; SCHERRE, P. P. Princípios transdisciplinares do programa geração da paz: pontos de partida para extensão, pesquisa e formação. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 193–208, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42295. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42295. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Escolas Criativas