Princípios transdisciplinares do programa geração da paz: pontos de partida para extensão, pesquisa e formação
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42295Resumen
Neste trabalho apresentamos as reflexões e sistematizações sobre princípios do Programa Geração da Paz, da pró-reitoria de extensão da Universidade Estadual do Ceará/Brasil, em realização desde 2010, que visa a formação de educadores para a Cidadania e para a Paz. Entendemos princípios como pontos de partida, que se relacionam de forma dinâmica, aberta e processual, permitindo o surgimento de arranjos inovadores, por considerarem a complexidade e a multirreferencialidade da realidade e a multidimensionalidade humana. Identificamos como princípios transdisciplinares: abertura, escuta, diálogo, flexibilidade, partilha e auto-organização. Conceituando-os, apresentamos como foram vivenciados na coordenação e nas formações e como repercutem nas práticas profissionais dos educadores participantes.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-07-15
Cómo citar
ARNT, R. de M.; SCHERRE, P. P. Princípios transdisciplinares do programa geração da paz: pontos de partida para extensão, pesquisa e formação. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 193–208, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42295. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42295. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
Dossiê Escolas Criativas
Licencia
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).