Programa Intercultural e-Culturas e a manifestação das emoções interculturais na interação entre Ensino Superior e Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42302Resumo
Viver em sociedades cada vez mais digitalizadas e migratoriamente dinâmicas traz para o âmbito das emoções uma versatilidade geográfica e temporal inédita, definindo novos contornos para a convivência humana. Nesse cenário, as emoções interculturais manifestam-se de forma diferenciada, estimulando a criação de alternativas educacionais que colaborem com seu manejo. Este artigo tem como objetivo sistematizar o Programa Intercultural e- Culturas, uma iniciativa criada pelo Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento Educativo da Orientação - IDEO - HUM 660, que pertencente ao Departamento de Pedagogia da Universidade de Jaén - UJA (Espanha). Organizado para estimular a interação entre estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental, visando a valorização da diversidade étnico-cultural, o programa é dinamizado a partir da interação entre Ensino Superior e Educação Básica e já oportunizou o intercâmbio entre estudantes de diversos países, como Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Paraguai, Portugal e Reino Unido. Além de constituir-se em ação extensionista inédita, é também oportunidade para ressignificar o ensino e articular a pesquisa às demandas da realidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-15
Como Citar
ZWIEREWICZ, M.; VALLEJO, A. P.; WILLEMANN, E. Programa Intercultural e-Culturas e a manifestação das emoções interculturais na interação entre Ensino Superior e Educação Básica. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 283–298, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42302. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42302. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Escolas Criativas
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).