Educação para paz: um caminhar no pensamento complexo através de cinco pedagogias integradas e complementares
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42291Resumo
Este artigo apresenta os elementos centrais da tese intitulada “Cultura de Paz e Educação para a Paz: olhares a partir da Teoria da Complexidade de Edgar Morin”, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná. A tese, de caráter teórico-reflexivo, que tem como objeto de estudo a Educação para a Paz à luz do pensamento complexo, propõe que os processos relacionados às violências e convivências escolares, ganham maior sentido se pensados na integração entre cinco dimensões fundamentais, de)nidas como as “cinco pedagogias da paz”: Pedagogia dos Valores Humanos, Pedagogia dos Direitos Humanos, Pedagogia da Conflitologia, Pedagogia da Ecoformação e Pedagogia das Vivências/Convivências. No decorrer do artigo, argumentamos sobre tais relações. Com a tese em questão, pretende-se avançar na construção da Educação para a Paz como campo de conhecimento e pesquisa no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-15
Como Citar
SALLES FILHO, N. A. Educação para paz: um caminhar no pensamento complexo através de cinco pedagogias integradas e complementares. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 137–153, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42291. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42291. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Escolas Criativas
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).