Educação para paz: um caminhar no pensamento complexo através de cinco pedagogias integradas e complementares

Autores

  • Nei Alberto Salles Filho Universidade Estadual de Ponta Grossa/Paraná (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42291

Resumo

Este artigo apresenta os elementos centrais da tese intitulada “Cultura de Paz e Educação para a Paz: olhares a partir da Teoria da Complexidade de Edgar Morin”, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná. A tese, de caráter teórico-reflexivo, que tem como objeto de estudo a Educação para a Paz à luz do pensamento complexo, propõe que os processos relacionados às violências e convivências escolares, ganham maior sentido se pensados na integração entre cinco dimensões fundamentais, de)nidas como as “cinco pedagogias da paz”: Pedagogia dos Valores Humanos, Pedagogia dos Direitos Humanos, Pedagogia da Conflitologia, Pedagogia da Ecoformação e Pedagogia das Vivências/Convivências. No decorrer do artigo, argumentamos sobre tais relações. Com a tese em questão, pretende-se avançar na construção da Educação para a Paz como campo de conhecimento e pesquisa no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nei Alberto Salles Filho, Universidade Estadual de Ponta Grossa/Paraná (UEPG)

Docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa/Paraná (UEPG). Coordenador do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências NEP/UEPG. Doutor em Educação.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

SALLES FILHO, N. A. Educação para paz: um caminhar no pensamento complexo através de cinco pedagogias integradas e complementares. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 137–153, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42291. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42291. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Escolas Criativas