Escola, um processo de vida: complexidade e transdisciplinaridade em educação
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42304Resumo
A escola é uma instituição educacional, social e cultural de importância universalmente reconhecida. É um lugar de vida. Espaço onde a existência se faz na construção do conhecimento, através de atividades de pesquisa, nos encontros entre as pessoas, em meio a relações complexas. No desenrolar do trabalho, abordamos a teoria da complexidade, do filósofo, sociólogo e epistemólogo francês, Edgar Morin, destacando o sujeito e a prática educacional. Em uma realidade complexa, identifica a criança enquanto participante da elaboração do seu ser, dentro de um processo onde constrói e reconhece sua realidade, numa dinâmica de vida de contínuas decisões, avaliações, retornos, e reflexões. Essa nova forma de se exercer o pensamento, compreende a criança como alguém capaz de tratar o real, de dialogar e de negociar com ele. As atividades foram propostas aos alunos da primeira fase do Ensino Fundamental com o intuito de engajá-los em um processo de articulação entre domínios disciplinares aspirando um conhecimento multidimensional da vida em sociedade.Downloads
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Publicado
2016-07-15
Como Citar
CURADO PARRODE DINIZ, C. N.; SILVA MORAES, F. C. Escola, um processo de vida: complexidade e transdisciplinaridade em educação. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 317–336, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42304. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42304. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Escolas Criativas
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