Escola, um processo de vida: complexidade e transdisciplinaridade em educação

Autores/as

  • Carolina Nunes Curado Parrode Diniz Escola Espaço Criativo
  • Fátima Cristina Silva Moraes Escola Espaço Criativo.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42304

Resumen

A escola é uma instituição educacional, social e cultural de importância universalmente reconhecida. É um lugar de vida. Espaço onde a existência se faz na construção do conhecimento, através de atividades de pesquisa, nos encontros entre as pessoas, em meio a relações complexas. No desenrolar do trabalho, abordamos a teoria da complexidade, do filósofo, sociólogo e epistemólogo francês, Edgar Morin, destacando o sujeito e a prática educacional. Em uma realidade complexa, identifica a criança enquanto participante da elaboração do seu ser, dentro de um processo onde constrói e reconhece sua realidade, numa dinâmica de vida de contínuas decisões, avaliações, retornos, e reflexões. Essa nova forma de se exercer o pensamento, compreende a criança como alguém capaz de tratar o real, de dialogar e de negociar com ele. As atividades foram propostas aos alunos da primeira fase do Ensino Fundamental com o intuito de engajá-los em um processo de articulação entre domínios disciplinares aspirando um conhecimento multidimensional da vida em sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina Nunes Curado Parrode Diniz, Escola Espaço Criativo

Coordenadora da Escola Espaço Criativo (Goiânia/Goiás).

Fátima Cristina Silva Moraes, Escola Espaço Criativo.

Diretora da Escola Espaço Criativo (Goiânia/Goiás).

Publicado

2016-07-15

Cómo citar

CURADO PARRODE DINIZ, C. N.; SILVA MORAES, F. C. Escola, um processo de vida: complexidade e transdisciplinaridade em educação. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 317–336, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42304. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42304. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Escolas Criativas