Escola, um processo de vida: complexidade e transdisciplinaridade em educação
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42304Resumen
A escola é uma instituição educacional, social e cultural de importância universalmente reconhecida. É um lugar de vida. Espaço onde a existência se faz na construção do conhecimento, através de atividades de pesquisa, nos encontros entre as pessoas, em meio a relações complexas. No desenrolar do trabalho, abordamos a teoria da complexidade, do filósofo, sociólogo e epistemólogo francês, Edgar Morin, destacando o sujeito e a prática educacional. Em uma realidade complexa, identifica a criança enquanto participante da elaboração do seu ser, dentro de um processo onde constrói e reconhece sua realidade, numa dinâmica de vida de contínuas decisões, avaliações, retornos, e reflexões. Essa nova forma de se exercer o pensamento, compreende a criança como alguém capaz de tratar o real, de dialogar e de negociar com ele. As atividades foram propostas aos alunos da primeira fase do Ensino Fundamental com o intuito de engajá-los em um processo de articulação entre domínios disciplinares aspirando um conhecimento multidimensional da vida em sociedade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-07-15
Cómo citar
CURADO PARRODE DINIZ, C. N.; SILVA MORAES, F. C. Escola, um processo de vida: complexidade e transdisciplinaridade em educação. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 317–336, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42304. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42304. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
Dossiê Escolas Criativas
Licencia
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).