Escola Waldorfiana sob a óptica de uma pesquisa intertransdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42299Resumo
O presente trabalho foi resultado da pesquisa realizada em uma escola pública waldorfiana, situada na cidade de Nova Friburgo-RJ. O diálogo com esse espaço escolar inovador foi marcado por visitas, estudo de análise documentária e produção de textos, explicitando distintas dimensões dessa escola. O estudo teve como principal objeto temático a organização curricular integradora, Waldorfiana que, sob a óptica de uma pesquisa intertransdisciplinar, mantém a preocupação em produzir conhecimento dessa mesma natureza – com fundamentos oriundos da literatura e de uma realidade escolar específica, onde pulula o debate sobre a questão escolar do currículo. Neste texto buscou-se apresentar os caminhos da pesquisa, seu referencial teórico-metodológico, enfatizando as formulações teóricas de Edgar Morin, Ivor Goodson e Rudolf Steiner que sustentam a concepção de organização curricular na perspectiva teórica integrativa e integradora. Este documento procura também oferecer visibilidade às práticas desenvolvidas, em sintonia com o projeto waldorfiano que norteia essa escola, enquanto produto de observações vicárias lá efetuadas, trazendo primeiramente a visão geral do projeto político pedagógico das instituições e, posteriormente, concentra-se nas narrativas eleitas, oriundas de suas observações vicárias, afim de evidenciar a trajetória de uma escola waldorfiana, dando visibilidade a peculiaridades institucionais que lhe distingue da escola tradicional.Downloads
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Publicado
2016-07-15
Como Citar
SOUZA DOS SANTOS, A. C.; VASCONCELOS, H. C. de; SANTOS, A. Escola Waldorfiana sob a óptica de uma pesquisa intertransdisciplinar. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 243–258, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42299. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42299. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Escolas Criativas
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