Estágio transdisciplinar: outra formação, outra educação, outro ensino, outra aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42324Resumo
Neste artigo, propõe-se apresentar e refletir a proposta de Estágio Curricular Supervisionado do 7º e 8º períodos, do Curso de Pedagogia, UEG, Câmpus Inhumas, desenvolvida nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Estadual de Tempo Integral João Lobo Filho em 2013, 2014 e 2015. A Proposta está alicerçada no novo paradigma educativo emergente, baseado na transdisciplinaridade, pensamento complexo e sustentabilidade. Um dos movimentos da Proposta de Estágio é religar sujeito e objeto, conhecimento científico e senso comum, professor e aluno, indivíduo e meio, parte e o todo, o local e o global, entre outros. A visão dicotomizada desses elementos ignora a inteireza humana que, no ato de viver, não parcela e nem hierarquiza as dimensões que a constitui: a física, a social, a cultural, a psíquica, a espiritual, que se converge em uma unidade dinâmica. Contrapondo essa lógica fragmentada e excludente, o que se pretende apresentar neste artigo, é a elaboração e materialização de práticas educativas transdisciplinares desenvolvida no estágio; são três projetos que propõem viabilizar a criação e realização de práticas pedagógicas integradoras vinculadas à dinâmica complexa da vida. A interlocução foi feita com Moraes (1994, 2008, 2014); Morin (1996, 2000); Suanno (2014, 2015), entre outros.Downloads
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Publicado
2016-07-15
Como Citar
SANTOS, L. P.; NASCIMENTO, C. do; ROSA SUANNO, M. V. Estágio transdisciplinar: outra formação, outra educação, outro ensino, outra aprendizagem. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 455–474, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42324. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42324. Acesso em: 15 out. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Escolas Criativas
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