Encantando com a poesia: uma experiência criativa na Escola Daniel Batista
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42305Resumo
As práticas pedagógicas contemporâneas no cenário educativo com uma visão ampliada e transformadora possibilitam ressignificações em suas vivências educacionais. Com esse olhar global, o presente relato de experiências objetiva polinizar ações que caracterizem práticas pedagógicas criativas, a partir dos projetos que norteiam o funcionamento dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado em educação ‘Práticas pedagógicas criativas: uma perspectiva transdisciplinar na escola do século XXI’ desenvolvida na Escola Municipal de Tempo Integral Daniel Batista. A qual apresenta metodologicamente uma abordagem qualitativa exploratória, direcionada pelo estudo de caso. Na coleta de dados usou o questionário VADECRIE (Instrumento de valoração das práticas criativas da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC) e as técnicas de entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise de documentos (Projeto Político Pedagógico, Plano de Ação e projetos pedagógicos). De acordo com a análise parcial dos dados, a Escola Daniel Batista desenvolve uma variedade de ações diferenciadas e integradoras. A sua prática pedagógica a partir dos projetos e, principalmente, do ‘projeto Declamadores de poesia’ é realizada em equipe com espontaneidade, determinação, criatividade e com o reconhecimento da importância de seus objetivos educacionais estarem conectados com a vida.Downloads
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Publicado
2016-07-15
Como Citar
DE QUEIROZ SOUZA, K. P.; PINHO, M. J. de. Encantando com a poesia: uma experiência criativa na Escola Daniel Batista. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 337–354, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42305. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42305. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Escolas Criativas
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