Encantando com a poesia: uma experiência criativa na Escola Daniel Batista
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42305Resumo
As práticas pedagógicas contemporâneas no cenário educativo com uma visão ampliada e transformadora possibilitam ressignificações em suas vivências educacionais. Com esse olhar global, o presente relato de experiências objetiva polinizar ações que caracterizem práticas pedagógicas criativas, a partir dos projetos que norteiam o funcionamento dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado em educação ‘Práticas pedagógicas criativas: uma perspectiva transdisciplinar na escola do século XXI’ desenvolvida na Escola Municipal de Tempo Integral Daniel Batista. A qual apresenta metodologicamente uma abordagem qualitativa exploratória, direcionada pelo estudo de caso. Na coleta de dados usou o questionário VADECRIE (Instrumento de valoração das práticas criativas da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC) e as técnicas de entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise de documentos (Projeto Político Pedagógico, Plano de Ação e projetos pedagógicos). De acordo com a análise parcial dos dados, a Escola Daniel Batista desenvolve uma variedade de ações diferenciadas e integradoras. A sua prática pedagógica a partir dos projetos e, principalmente, do ‘projeto Declamadores de poesia’ é realizada em equipe com espontaneidade, determinação, criatividade e com o reconhecimento da importância de seus objetivos educacionais estarem conectados com a vida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-15
Como Citar
DE QUEIROZ SOUZA, K. P.; PINHO, M. J. de. Encantando com a poesia: uma experiência criativa na Escola Daniel Batista. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 337–354, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42305. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42305. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Escolas Criativas
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).