Atuações educativas de êxito em Goiânia-GO: contribuições à educação básica por meio do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42322Resumo
O artigo apresenta resultados parciais do desenvolvimento de atuações educativas de êxito na cidade de Goiânia, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Tais atuações são práticas referendadas pela comunidade científica internacional, indicadas na organização da proposta Comunidades de Aprendizagem, que são desenvolvidas em escolas. O que se apresenta no texto são indicativos do impacto dessas atuações em duas escolas da rede municipal de Goiânia, sob a ótica de bolsistas do programa Pibid (estudantes da Pedagogia e professoras da educação básica), e também de crianças, tendo como referência a aprendizagem dos estudantes das escolas envolvidas. A partir de princípios da Metodologia Comunicativa Crítica, o estudo apresenta dados levantados a partir de registros do acompanhamento do programa e de entrevistas realizadas com crianças e professoras das escolas. Os dados revelam que as atuações são vistas como positivas pelos sujeitos envolvidos, embora haja críticas e problematizações quanto a algumas dinâmicas e formatos, assim como com relação à dificuldade de desenvolvimento pleno das atividades. A análise aponta para uma inovação no que diz respeito à junção da aprendizagem instrumental com a vivência do diálogo na escola.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-15
Como Citar
MELO, K. M. de; TEIXEIRA BARRETO, M. de F.; GABASSA, V. Atuações educativas de êxito em Goiânia-GO: contribuições à educação básica por meio do PIBID. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 415–436, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42322. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42322. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Escolas Criativas
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).