Escolas Criativas: experiências transformadoras potencializadas na interação do Ensino Superior com a Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42320Resumo
A interação entre o Ensino Superior e a Educação Básica é uma das condições valorizadas nos processos de avaliação dos cursos de graduação, especialmente nas licenciaturas, estimulando que as instituições universitárias ampliem a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Considerando a importância desse processo, este artigo tem como objetivo contextualizar o papel desempenhado pelas Escolas Criativas na interação entre o Centro Universitário Barriga Verde – Unibave e redes municipais de ensino do sul de Santa Catarina (Brasil), destacando, nesse processo, escolas de referência no desenvolvimento de um ensino transdisciplinar e ecoformador. Para a realização do estudo, optou-se pela pesquisa documental e pelas abordagens qualitativa e quantitativa, condições que propiciaram a análise de projetos de extensão do Unibave e de Projetos Criativos Ecoformadores – PCE, elaborados por gestores e docentes a partir do desenvolvimento do Programa de Formação - Ação em Escolas Criativas, ofertado às secretarias municipais de educação, por meio de uma parceria entre o Unibave e as Redes Internacionais de Escolas Criativas – RIEC e RIEC Brasil. Os resultados indicam a ampliação do número de redes municipais que se vinculam ao programa e do número de PCE elaborados anualmente, consolidando um processo de aproximação do planejamento a perspectivas mais transdisciplinares e ecoformadoras, bem como a relevância de escolas que têm se transformado em referência por sua capacidade de transcender, recriar, valorizar e transformar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-15
Como Citar
ZWIEREWICZ, M.; SOMARIVA, J. F. G.; BIANCO, M.; DEBIASI, M.; CACHOEIRA, R. D.; SILVA, M. C. da; SILVEIRA, L.; VERONEZI BRATTI, M. M.; SCHLICKMANN, M. M.; LUARETH ZANELATO, D. S.; MARIOTI, B.; SILVA, R. Q. da. Escolas Criativas: experiências transformadoras potencializadas na interação do Ensino Superior com a Educação Básica. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 393–414, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42320. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42320. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Escolas Criativas
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).