Escolas Criativas: experiências transformadoras potencializadas na interação do Ensino Superior com a Educação Básica

Autores

  • Marlene Zwierewicz Centro Universitário Barriga Verde – Unibave (Santa Catarina/Brasil).
  • João Fabricio Guimara Somariva Centro Universitário Barriga Verde – Unibave
  • Marcia Bianco Centro Universitário Barriga Verde – Unibave.
  • Miryan Debiasi Centro Universitário Barriga Verde – Unibave.
  • Rosilane Damazio Cachoeira Escola Barriga Verde - EBV - Centro Universitário Barriga Verde – Unibave.
  • Maria Canever da Silva Secretaria de Educação de Balneário Rincão/SC.
  • Liene Silveira Secretaria de Educação de Balneário Rincão/SC.
  • Marilei Morgan Veronezi Bratti Secretaria de Educação e Cultura de Grão Pará/SC.
  • Maria Marlene Schlickmann Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de São Ludgero/SC.
  • Dorly Spíndola Luareth Zanelato Secretaria de Educação, Inovação, Cultura, Esporte e Lazer de Gravatal/SC.
  • Brígida Marioti Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Urussanga/SC.
  • Regis Quadros da Silva Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Urussanga/SC.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42320

Resumo

A interação entre o Ensino Superior e a Educação Básica é uma das condições valorizadas nos processos de avaliação dos cursos de graduação, especialmente nas licenciaturas, estimulando que as instituições universitárias ampliem a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Considerando a importância desse processo, este artigo tem como objetivo contextualizar o papel desempenhado pelas Escolas Criativas na interação entre o Centro Universitário Barriga Verde – Unibave e redes municipais de ensino do sul de Santa Catarina (Brasil), destacando, nesse processo, escolas de referência no desenvolvimento de um ensino transdisciplinar e ecoformador. Para a realização do estudo, optou-se pela pesquisa documental e pelas abordagens qualitativa e quantitativa, condições que propiciaram a análise de projetos de extensão do Unibave e de Projetos Criativos Ecoformadores – PCE, elaborados por gestores e docentes a partir do desenvolvimento do Programa de Formação - Ação em Escolas Criativas, ofertado às secretarias municipais de educação, por meio de uma parceria entre o Unibave e as Redes Internacionais de Escolas Criativas – RIEC e RIEC Brasil. Os resultados indicam a ampliação do número de redes municipais que se vinculam ao programa e do número de PCE elaborados anualmente, consolidando um processo de aproximação do planejamento a perspectivas mais transdisciplinares e ecoformadoras, bem como a relevância de escolas que têm se transformado em referência por sua capacidade de transcender, recriar, valorizar e transformar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Zwierewicz, Centro Universitário Barriga Verde – Unibave (Santa Catarina/Brasil).

Professora do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave (Santa Catarina/Brasil).

João Fabricio Guimara Somariva, Centro Universitário Barriga Verde – Unibave

Professor do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave.

Marcia Bianco, Centro Universitário Barriga Verde – Unibave.

Professora do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave.

Miryan Debiasi, Centro Universitário Barriga Verde – Unibave.

Professora do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave.

Rosilane Damazio Cachoeira, Escola Barriga Verde - EBV - Centro Universitário Barriga Verde – Unibave.

Professora da Escola Barriga Verde - EBV - Centro Universitário Barriga Verde – Unibave.

Maria Canever da Silva, Secretaria de Educação de Balneário Rincão/SC.

Professora da Secretaria de Educação de Balneário Rincão/SC.

Liene Silveira, Secretaria de Educação de Balneário Rincão/SC.

Professora da Secretaria de Educação de Balneário Rincão/SC.

Marilei Morgan Veronezi Bratti, Secretaria de Educação e Cultura de Grão Pará/SC.

Professora da Secretaria de Educação e Cultura de Grão Pará/SC.

Maria Marlene Schlickmann, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de São Ludgero/SC.

Professora da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de São Ludgero/SC.

Dorly Spíndola Luareth Zanelato, Secretaria de Educação, Inovação, Cultura, Esporte e Lazer de Gravatal/SC.

Professora da Secretaria de Educação, Inovação, Cultura, Esporte e Lazer de Gravatal/SC.

Brígida Marioti, Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Urussanga/SC.

Professora da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Urussanga/SC.

Regis Quadros da Silva, Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Urussanga/SC.

Professor da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Urussanga/SC.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

ZWIEREWICZ, M.; SOMARIVA, J. F. G.; BIANCO, M.; DEBIASI, M.; CACHOEIRA, R. D.; SILVA, M. C. da; SILVEIRA, L.; VERONEZI BRATTI, M. M.; SCHLICKMANN, M. M.; LUARETH ZANELATO, D. S.; MARIOTI, B.; SILVA, R. Q. da. Escolas Criativas: experiências transformadoras potencializadas na interação do Ensino Superior com a Educação Básica. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 393–414, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42320. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42320. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Escolas Criativas