Ensinando história: produção de uma sequência didática sobre as representações do negro no Brasil

Autores

  • Mário Cézar Alves Ferreira
  • Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha
  • Marilu Martens Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42334

Resumo

Neste trabalho o objetivo principal é apresentar a produção e a aplicação de uma sequência didática como produto educacional para a apropriação do conhecimento sobre as relações étnico-raciais no Brasil, no ensino de História. Os conceitos de representação, apropriação e práticas culturais da Nova História balizaram a construção da análise. Buscou-se, durante a aplicação, discutir o processo de exclusão social dos afrobrasileiros e as representações do negro no cinema nacional a partir de filmes realizados em diferentes períodos da história do Brasil, procurando superar as visões estereotipadas e discriminatórias. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Londrina, Paraná, com uma turma de trinta e cinco estudantes, do terceiro ano do Ensino Médio. Nesta pesquisa-ação, os dados foram coletados mediante atividades escritas, orais e gravações. Para os planos de aula, foram selecionados o quadro A Redenção de Can (1895), a música A favela vai abaixo (1927) e quatro filmes, sendo eles: O Despertar da Redentora (1942), Orfeu do Carnaval (1959), Rio Babilônia (1982) e Besouro (2009). A pesquisa partiu do seguinte problema: Como as sequências didáticas de História, desenvolvidas a partir de diferentes linguagens, podem contribuir para a desconstrução do preconceito racial no ambiente escolar? O fulcro das atividades foi discutir o racismo e as estereotipias sobre o negro, presentes em filmes nacionais, buscando aprimorar o olhar crítico dos estudantes sobre os discursos fílmicos, além de promover a discussão e a leitura histórico-social da contribuição dos negros para a cultura brasileira. Os resultados da pesquisa estão em processo de análise. Espera-se que esta investigação, ao ser concluída, possa contribuir para a implementação da Lei 10 639/03, podendo ser utilizada por professores e outros agentes sociais tanto como material de apoio quanto para instrumento de re

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Cézar Alves Ferreira

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Marilu Martens Oliveira

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina PPGEN/UTFPR-LD.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

ALVES FERREIRA, M. C.; DANTE CORREIA ROCHA, Z. de F.; OLIVEIRA, M. M. Ensinando história: produção de uma sequência didática sobre as representações do negro no Brasil. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 591–607, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42334. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42334. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Outros Artigos