Ensinando história: produção de uma sequência didática sobre as representações do negro no Brasil

Authors

  • Mário Cézar Alves Ferreira
  • Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha
  • Marilu Martens Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42334

Abstract

Neste trabalho o objetivo principal é apresentar a produção e a aplicação de uma sequência didática como produto educacional para a apropriação do conhecimento sobre as relações étnico-raciais no Brasil, no ensino de História. Os conceitos de representação, apropriação e práticas culturais da Nova História balizaram a construção da análise. Buscou-se, durante a aplicação, discutir o processo de exclusão social dos afrobrasileiros e as representações do negro no cinema nacional a partir de filmes realizados em diferentes períodos da história do Brasil, procurando superar as visões estereotipadas e discriminatórias. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Londrina, Paraná, com uma turma de trinta e cinco estudantes, do terceiro ano do Ensino Médio. Nesta pesquisa-ação, os dados foram coletados mediante atividades escritas, orais e gravações. Para os planos de aula, foram selecionados o quadro A Redenção de Can (1895), a música A favela vai abaixo (1927) e quatro filmes, sendo eles: O Despertar da Redentora (1942), Orfeu do Carnaval (1959), Rio Babilônia (1982) e Besouro (2009). A pesquisa partiu do seguinte problema: Como as sequências didáticas de História, desenvolvidas a partir de diferentes linguagens, podem contribuir para a desconstrução do preconceito racial no ambiente escolar? O fulcro das atividades foi discutir o racismo e as estereotipias sobre o negro, presentes em filmes nacionais, buscando aprimorar o olhar crítico dos estudantes sobre os discursos fílmicos, além de promover a discussão e a leitura histórico-social da contribuição dos negros para a cultura brasileira. Os resultados da pesquisa estão em processo de análise. Espera-se que esta investigação, ao ser concluída, possa contribuir para a implementação da Lei 10 639/03, podendo ser utilizada por professores e outros agentes sociais tanto como material de apoio quanto para instrumento de re

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mário Cézar Alves Ferreira

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Marilu Martens Oliveira

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina PPGEN/UTFPR-LD.

Published

2016-07-15

How to Cite

ALVES FERREIRA, M. C.; DANTE CORREIA ROCHA, Z. de F.; OLIVEIRA, M. M. Ensinando história: produção de uma sequência didática sobre as representações do negro no Brasil. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 591–607, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42334. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42334. Acesso em: 16 aug. 2024.