Luz, câmera, ação: os vídeos na educação em ciências e produção de saberes
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42333Resumo
O trabalho refere-se à utilização das tecnologias digitais, mais especificamente ao uso de vídeos na educação em Ciências. A pesquisa foi realizada com alunos de uma escola pública municipal da cidade de Pelotas, em dois momentos: no âmbito do projeto Mais Educação (2012) e em um projeto de intervenção com turmas regulares de 8ª série (2013), visando analisar o perfil desses estudantes e a sua relação com as tecnologias, e suas aprendizagens ao assistirem ou produzirem vídeos em atividades de ensino. A pesquisa, com aproximações em pressupostos da pesquisa-ação, procurou analisar os discursos que instituem práticas envolvendo os estudantes em suas relações com a escola e com o mundo, a partir de teorizações de Foucault, Veen e Vrakking, e Hall, entre outros. Constituíram o corpus de análise os documentos oficiais, as respostas dos questionários (impressos e online) aplicados aos alunos, as postagens e as interações realizadas nos grupos 18A/2013 e 18B/2013, criados no Facebook e dados do diário de bordo, com registros das atividades desenvolvidas pelos estudantes nos projetos realizados. Entre as ações planejadas nos projetos de intervenção, os alunos assistiram a filmes, documentários e vídeos curtos sobre temas diversos e, concomitante a isso, produziram 14 vídeos de curta duração, também envolvendo temas diversos associados à área de Ciências. A realização do estudo mostrou que a exibição e a produção de vídeos podem ser uma boa estratégia para o ensino de Ciências, com desenvolvimento de aprendizagens – conceituais, procedimentais e atitudinais – por jovens que têm habilidades para lidar com as mídias e que fazem isso com bastante motivação e autonomia. Nesse sentido, o trabalho com vídeos na escola mostrou-se uma prática que pode contribuir para o envolvimento dos alunos com o objeto de estudo, auxiliando-os a serem sujeitos ativos de suas aprendizagens.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-15
Como Citar
LUNA, C. da C.; FERREIRA, M. Luz, câmera, ação: os vídeos na educação em ciências e produção de saberes. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 573–590, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42333. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42333. Acesso em: 10 set. 2024.
Edição
Seção
Outros Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).