Soluções criativas: o uso de Recursos Educacionais Abertos no acesso e na democratização do Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42293Resumo
A ampliação da Educação a Distância - EaD no contexto brasileiro e internacional vem sendo acompanhada por uma série de desafios, implicando, minimamente, na necessidade de compatibilidade entre a oferta, as possibilidades pedagógicas para o uso de Recursos Educacionais Abertos - REA e as especificidades de aprendizagem de cada contexto. Considerando a relevância da EaD para o acesso e a democratização do Ensino Superior, este estudo tem como objetivo refletir sobre desafios enfrentados na criação ou adaptação de propostas de ensino para a modalidade ou projetos semipresenciais, destacando soluções que permearam esse processo em diferentes iniciativas impulsionadas pela Universidade de Borås - HB (Suécia). Trata-se, portanto, de um relato de experiências que apresenta soluções criativas planejadas a partir dos desafios observados na implantação de propostas em diferentes países, cuja intenção é colaborar para que outras instituições e outros profissionais interessados facilitem o processo de inserção da EaD.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-15
Como Citar
JURADO, R. G.; ZWIEREWICZ, M.; CRUZ, R. M.; PETTERSSON, T. Soluções criativas: o uso de Recursos Educacionais Abertos no acesso e na democratização do Ensino Superior. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 155–171, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42293. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42293. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Escolas Criativas
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).