O IMPACTO DA LEI 13.409/2016 NO INGRESSO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Auteurs-es

  • Flávia Pedrosa de Camargo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Corumbá, Mato Grosso do Sul, Brasil, flavia.camargo@ifms.edu.br

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.81284

Mots-clés :

Pessoas com Deficiência; Políticas Educacionais; Lei 13.409; Rede Federal de Educação.

Résumé

O texto aborda políticas públicas de inclusão educacional no Brasil, com foco no acesso de pessoas com deficiência às instituições federais de ensino de educação básica. A pesquisa bibliográfica realizada teve como objetivo verificar os impactos da Lei nº 13.409/2016 em Institutos Federais, evidenciando seu papel no aumento das matrículas, especialmente na educação básica e profissional. Iniciativas como os Napnes (Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) também contribuíram para avanços. Entretanto, persistem desafios na permanência, aprendizagem e equidade escolar. O texto destaca a necessidade de formação de profissionais especializados, melhorias na infraestrutura e fortalecimento de redes de apoio, visando consolidar uma educação inclusiva que promova transformação efetiva e equitativa.

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Publié-e

2024-12-20

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CAMARGO, F. P. de. O IMPACTO DA LEI 13.409/2016 NO INGRESSO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1502–1512, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.81284. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/81284. Acesso em: 22 déc. 2024.

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