PRÁTICAS EDUCACIONAIS E O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA) PARA PESSOAS SURDOCEGAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.78997Palavras-chave:
Potencialidades; Estímulo Sensorial; Sistema Braille; Tecnologia AssistivaResumo
Este estudo1aborda a importância do processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdocegos e visa contribuir para a melhoria da autonomia do desempenho acadêmico desses alunos. Apesar das leis e diretrizes garantirem os direitos desses alunos, as escolas enfrentam escassez de tecnologia assistiva (TA) para promover a inclusão escolar. Apresentamos a Computação Embarcada (CE) e Tecnologia Assistiva (TA) como ferramentas para desenvolvimento de um protótipo que auxiliará o aluno surdocego na aprendizagem do Sistema Braille. Desenvolveremos um protótipo de dispositivo educacional tecnológico para promover melhorias no ensino dessa escrita e validaremos o dispositivo para verificar sua eficácia. Este estudo se insere no campo da Pesquisa Qualitativa e descreve as etapas de elaboração e desenvolvimento do protótipo. A proposta é criar uma TA utilizando o modelo computacional CE, possibilitando uma abordagem inclusiva no ambiente educacional, combinando elementos sensoriais a (CE) e a (TA). O estudo está em desenvolvimento e, portanto, apresentaremos resultados parciais.
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