O viés americano do método Montessori em São Paulo: Ciridião Buarque e Mary Buarque

Autores

  • Simone Ballmann de Campos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, siballmann@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.50764

Resumo

Montessori constituiu, em 1907, em Roma, uma escola pública para crianças em situação de risco, a Casa dei Bambini, que difundida transnacionalmente configurou práticas e pensamento educacional inovadores. O objeto desta narrativa historiográfica foi estudar a institucionalização do Método Montessori no Brasil, problematizando a sua forma de apropriação e identificando por que o método é relacionado principalmente ao uso de materiais didáticos específicos e de mobiliário adequado ao tamanho das crianças. Foi constatado que a primeira escola montessoriana no Brasil atendeu ao público infantil, em São Paulo, no ano de 1915, num investimento particular de Ciridião Buarque e Mary Buarque. Esta pedagogia se irradiou por intermédio das apropriações realizadas pelos docentes da Escola Normal da Praça, e da legislação que indicava o uso de materiais didáticos de Montessori e de Froebel, mas de forma desarticulada de tais princípios pedagógicos. Evidências da utilização do Método Montessori em perspectiva não restrita ao uso de materiais didáticos foram encontradas nos programas infantis radiofônicos. 

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Biografia do Autor

Simone Ballmann de Campos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, siballmann@yahoo.com.br

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Publicado

2019-03-14

Como Citar

BALLMANN DE CAMPOS, S. . O viés americano do método Montessori em São Paulo: Ciridião Buarque e Mary Buarque. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 864–880, 2019. DOI: 10.5216/ia.v43i3.50764. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50764. Acesso em: 23 abr. 2024.