O viés americano do método Montessori em São Paulo: Ciridião Buarque e Mary Buarque

Auteurs-es

  • Simone Ballmann de Campos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, siballmann@yahoo.com.br

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.50764

Résumé

Montessori constituiu, em 1907, em Roma, uma escola pública para crianças em situação de risco, a Casa dei Bambini, que difundida transnacionalmente configurou práticas e pensamento educacional inovadores. O objeto desta narrativa historiográfica foi estudar a institucionalização do Método Montessori no Brasil, problematizando a sua forma de apropriação e identificando por que o método é relacionado principalmente ao uso de materiais didáticos específicos e de mobiliário adequado ao tamanho das crianças. Foi constatado que a primeira escola montessoriana no Brasil atendeu ao público infantil, em São Paulo, no ano de 1915, num investimento particular de Ciridião Buarque e Mary Buarque. Esta pedagogia se irradiou por intermédio das apropriações realizadas pelos docentes da Escola Normal da Praça, e da legislação que indicava o uso de materiais didáticos de Montessori e de Froebel, mas de forma desarticulada de tais princípios pedagógicos. Evidências da utilização do Método Montessori em perspectiva não restrita ao uso de materiais didáticos foram encontradas nos programas infantis radiofônicos. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Simone Ballmann de Campos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, siballmann@yahoo.com.br

Publié-e

2019-03-14

Comment citer

BALLMANN DE CAMPOS, S. . O viés americano do método Montessori em São Paulo: Ciridião Buarque e Mary Buarque. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 864–880, 2019. DOI: 10.5216/ia.v43i3.50764. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50764. Acesso em: 16 août. 2024.