Vol. 23 (2023): Revista UFG

					View Vol. 23 (2023): Revista UFG

A Revista UFG é um periódico que adota o Sistema (fluxo) de Publicação Contínua (rolling pass) a partir de 2019, exclusivamente on-line (desde 2014), vinculado à Pró-Reitoria de  Extensão e Cultura (PROEC) - Universidade Federal de Goiás. O periódico é mantido, financiado e editado pela Universidade Federal de Goiás, de acesso aberto (open acess). Atuante desde 1997, de circulação nacional e internacional,  que tem como missão contribuir com reflexões que envolvam a extensão universitária como produtora de conhecimento científico e, que, articulada com os processos de ensino e pesquisa, proporciona a disseminação e promoção de novos conhecimentos produzidos a partir de projetos e programas de extensão. Os trabalhos publicados são perpetrados de forma multidisciplinar nas áreas do conhecimento a saber: Educação, Ensino, Interdisciplinar, Comunicação, Direitos Humanos e Justiça, Cultura, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho, Letras, Linguística e Literatura. Aceita originais em português, espanhol, francês e inglês, na forma de artigos originais e do tipo revisão (review) que tratem da extensão universitária, artigos originais teóricos,  resenha, relato de experiência e ensaio visual,  que podem ser tanto específicos de uma determinada área do conhecimento, quanto interdisciplinares, no que se refere à metodologia, teorização e bibliografia. 

Published: 2023-07-07

Expediente

Artigos

  • University extension in the virtual space: Impacts on compliance with its guidelines

    Ana Clara Waintuch Reiter, Daniela Novelli she/her
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76802
  • Posgrado y Internacionalización en la Argentina

    Sheila Santos de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.78174
  • Between abysses and horizons, dialogues an extension experience at UFG

    Eliane Gonçalves, Deyvid Santos Morais
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.77250
  • Production of knowledge about functional illiteracy and social inequalities in Brazil

    Rakel Brandão de Souza, Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca, Fabiane Lopes de Oliveira, Daniela da Costa Britto Pereira Lima
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.75874
  • HYPERBOOK MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS: THE INTERACTION BETWEEN TEXT AND READER. a interação entre texto e leitor

    Nádia Patrícia Ribeiro, Cristina Torres, Maria Rosa Duarte de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76633
  • Escola: espaço de construção da memória e identidade

    Sandra Farias de Carvalho, Vera Regiane Brescovici Nunes
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76349
  • Um diálogo entre educação, linguagem e ética a partir de ideias bakhtinianas

    Leticia Ferreira Pires, Marcela Inácia de Sousa, Liliane Barros de Almeisa
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.77266
  • Book Creator: Ferramenta Digital no Ensino dos Clássicos Literários

    Andrea Cristina da Silva, Cristiane Severino da Silva, Alessandra Dutra, Maurício Cesar Menon
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.75944
  • THE POSSIBLE DIALOGUES BETWEEN THE SUPERVISED INTERNSHIP AND THE PEDAGOGICAL RESIDENCE PROGRAM a experiência do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Acre

    Maria Irinilda da Silva Bezerra, Rafael Cauê Leite Fabrício
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76827
  • University extension reflections about gender, ethnic-racial relations, and inclusive education

    Maria Alda de Souza Alves, Michely Peres de Andrade, Anderson Souza Oliveira, Lilian Maria da Silva Melo, Ana Clara de Castro Lopes
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.74882
  • Postgraduation and internationalization: exchange of experiences and institutional challenges

    Alfredo Henrique Corrêa de Paula, Angelina Carlos Costa, Lívia Patrícia Fernandes, Marina Lima Marques, Taynnara R. de Oliveira Franco
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76268
  • Cultura, memória e identidade: o documentário como “documento de memória”

    Thiago Ramos Ferreira Oliveira, Vera Regiane Brescovici Nunes
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76352

Dossiê Teoria Crítica, Cultura, Educação e a 'Real Política'

  • As fake news e a atualidade da semiformação na cultura digital

    Antônio Alvaro Soares Zuin
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.75658
  • Extremist movements in schools and education against barbarism

    Ana Paula Gomide
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76050
  • A educação na sociedade administrada e a crise da formação cultural

    Welma Alegna Terra, Cleudes Maria Tavares Rosa
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76336
  • Adorno and the dialectic of non-identical love: Barbarism or humanization

    Sheila Santos de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.77223
  • Human formation, big-data identities and the challenges of education

    Marcia Ferreira Torres Pereira, Sílvia Rosa da Silva Zanolla
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76314
  • CRITICAL EDUCATION AND HUMAN RIGTHS IN THE FACE OF NEOLIBERAL ECONOMIC POLICY: NA ANALYSIS IN THE LIGHT OF FRANKFURT CRITICAL THEORY uma análise à luz da teoria crítica frankfurtiana

    Cleudes Maria Tavares Rosa
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76261
  • MUSICS OF REPRODUCTION AND RESISTANCE FOR HUMAN FORMATION? REFLECTIONS FROM ADORNO'S PERSPECTIVE Reflexões sob perspectiva adorniana

    Cristiano Aparecido da Costa, Apolo de Souza Sá, Gabriela Gomes Miranda, Rubianny Maria Sales Rocha
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76333

Pareceristas Ad Hoc