Um diálogo entre educação, linguagem e ética a partir de ideias bakhtinianas

Autores

  • Leticia Ferreira Pires Universidade Estadual de Goias (UEG), Inhumas, Goiás, Brasil, pires.prf.leticia@gmail.com
  • Marcela Inácia de Sousa Universidade Estadual de Goias (UEG), Inhumas, Goiás, Brasil, marcelainaciadesousa18@gmail.com
  • Liliane Barros de Almeisa Universidade Estadual de Goias (UEG), Inhumas, Goiás, Brasil, liliane.cardoso@ueg.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v23.77266

Resumo

Com o intuito de estabelecer determinado diálogo entre educação e ética pensando na relação com a linguagem e a formação humana, fez-se uma discussão a partir de princípios bakhtinianos. Nesse sentido, o certame partiu do levantamento bibliográfico, cuja temática envolvia a relação do eu e o outro presente nos escritos de Bakhtin (1895-1975). É possível depreender de seus textos que o outro está sempre presente, pois as vozes sociais constituem o ser nas interações sociais e na formação do sujeito. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi realizar uma reflexão sobre a constituição ética, os juízos éticos, a moral e a filosofia do ato ético, que se faz presente na interação entre o eu e o outro, diante da unicidade e responsabilidade social. O aporte teórico permitiu compreender a respeito do sujeito social, que não vive isolado, pois o contato com o outro está presente em sua constituição desde o seu nascimento, durante sua formação, por meio das interações sociais. Para Bakhtin (2017), isso possibilita a formação da consciência, no decorrer das relações sociais e no permanente diálogo com o outro.

Palavras-chave: Bakhtin. Educação. Ética. Linguagem. Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

06-12-2023

Como Citar

FERREIRA PIRES, L.; INÁCIA DE SOUSA, M.; BARROS DE ALMEISA, L. Um diálogo entre educação, linguagem e ética a partir de ideias bakhtinianas. Revista UFG, Goiânia, v. 23, 2023. DOI: 10.5216/revufg.v23.77266. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/77266. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos