v. 23 (2023): Revista UFG

					Visualizar v. 23 (2023): Revista UFG

A Revista UFG é um periódico que adota o Sistema (fluxo) de Publicação Contínua (rolling pass) a partir de 2019, exclusivamente on-line (desde 2014), vinculado à Pró-Reitoria de  Extensão e Cultura (PROEC) - Universidade Federal de Goiás. O periódico é mantido, financiado e editado pela Universidade Federal de Goiás, de acesso aberto (open acess). Atuante desde 1997, de circulação nacional e internacional,  que tem como missão contribuir com reflexões que envolvam a extensão universitária como produtora de conhecimento científico e, que, articulada com os processos de ensino e pesquisa, proporciona a disseminação e promoção de novos conhecimentos produzidos a partir de projetos e programas de extensão. Os trabalhos publicados são perpetrados de forma multidisciplinar nas áreas do conhecimento a saber: Educação, Ensino, Interdisciplinar, Comunicação, Direitos Humanos e Justiça, Cultura, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho, Letras, Linguística e Literatura. Aceita originais em português, espanhol, francês e inglês, na forma de artigos originais e do tipo revisão (review) que tratem da extensão universitária, artigos originais teóricos,  resenha, relato de experiência e ensaio visual,  que podem ser tanto específicos de uma determinada área do conhecimento, quanto interdisciplinares, no que se refere à metodologia, teorização e bibliografia. 

Publicado: 07-07-2023

Expediente

Artigos

  • Extensão universitária no ambiente virtual: Impactos no cumprimento de suas diretrizes

    Ana Clara Waintuch Reiter, Daniela Novelli
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76802
  • Posgrado y Internacionalización en la Argentina

    Sonia Marcela Araujo
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.78174
  • Entre abismos e horizontes, diálogos: Uma experiência de extensão na UFG

    Eliane Gonçalves, Deyvid Santos Morais
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.77250
  • Produção de conhecimento sobre o analfabetismo funcional e as desigualdades sociais no Brasil

    Rakel Brandão de Souza, Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca, Fabiane Lopes de Oliveira, Daniela da Costa Britto Pereira Lima
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.75874
  • Hiperlivro Memórias Póstumas de Brás Cubas: a interação entre texto e leitor

    Nádia Patrícia Ribeiro, Cristina Torres, Maria Rosa Duarte de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76633
  • Escola: espaço de construção da memória e identidade

    Sandra Farias de Carvalho, Vera Regiane Brescovici Nunes
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76349
  • Um diálogo entre educação, linguagem e ética a partir de ideias bakhtinianas

    Leticia Ferreira Pires, Marcela Inácia de Sousa, Liliane Barros de Almeisa
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.77266
  • Book Creator: Ferramenta Digital no Ensino dos Clássicos Literários

    Andrea Cristina da Silva, Cristiane Severino da Silva, Alessandra Dutra, Maurício Cesar Menon
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.75944
  • Atividade interativa entre o estágio supervisionado e o programa de residência pedagógica: a experiência do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Acre

    Maria Irinilda da Silva Bezerra, Rafael Cauê Leite Fabrício
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76827
  • Extensão universitária reflexões sobre gênero, relações étnico-raciais e educação inclusiva

    Maria Alda de Souza Alves, Michely Peres de Andrade, Anderson Souza Oliveira, Lilian Maria da Silva Melo, Ana Clara de Castro Lopes
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.74882
  • Pós-graduação e internacionalização: Intercâmbio de experiências e desafios institucionais

    Alfredo Henrique Corrêa de Paula, Angelina Carlos Costa, Lívia Patrícia Fernandes, Marina Lima Marques, Taynnara R. de Oliveira Franco
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76268
  • Cultura, memória e identidade: o documentário como “documento de memória”

    Thiago Ramos Ferreira Oliveira, Vera Regiane Brescovici Nunes
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76352

Dossiê Teoria Crítica, Cultura, Educação e a 'Real Política'

  • As fake news e a atualidade da semiformação na cultura digital

    Antônio Alvaro Soares Zuin
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.75658
  • Movimentos extremistas nas escolas e a educação contra a barbárie

    Ana Paula Gomide
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76050
  • A educação na sociedade administrada e a crise da formação cultural

    Welma Alegna Terra, Cleudes Maria Tavares Rosa
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76336
  • Adorno e a dialética do amor não-idêntico: barbárie ou humanização

    Sílvia Rosa da Silva Zanolla
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.77223
  • Formação humana, identidade big-data e os desafios da educação

    Marcia Ferreira Torres Pereira, Sílvia Rosa da Silva Zanolla
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76314
  • A Educação crítica e os direitos humanos face à política econômica neoliberal: uma análise à luz da teoria crítica frankfurtiana

    Cleudes Maria Tavares Rosa
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76261
  • Música de reprodução ou resistência para formação humana? Reflexões sob perspectiva adorniana

    Cristiano Aparecido da Costa, Apolo de Souza Sá, Gabriela Gomes Miranda, Rubianny Maria Sales Rocha
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76333

Pareceristas Ad Hoc