Extensão universitária

reflexões sobre gênero, relações étnico-raciais e educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v23.74882

Resumo

Sistematiza atividades realizadas pelo Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Relações Étnico-Raciais, Gênero e Educação Inclusiva (GERE/UECE/UNILAB), com o intento de destacar ações extensionistas, mostrando suas influências em públicos como crianças de comunidades periféricas, jovens de escolas públicas, professores em formação inicial e continuada. Alguns aportes teóricos aos quais se recorreu são da autoria de Collins (2021), Dayrell (2001, 2003), Freire (2011), hooks (2013).  Reportou-se a metodologias ativas, como  protagonismo juvenil, rodas de conversa e oficinas. Como resultados, percebeu-se o quanto ainda é fragilizada a discussão étnico-racial e de gênero, bem como a de  inclusão no espaço escolar. Evidenciou-se, também, o potencial da extensão universitária por via de meios didáticos, como a internet, experimentados desde o período da pandemia de covid-19. 

Palavras-Chave: Extensão. GERE. Relações Étnico-Raciais. Gênero. Inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

17-07-2023

Como Citar

ALVES, M. A. de S.; DE ANDRADE, M. P.; OLIVEIRA, A. S.; MELO, L. M. da S.; LOPES, A. C. de C. Extensão universitária: reflexões sobre gênero, relações étnico-raciais e educação inclusiva. Revista UFG, Goiânia, v. 23, 2023. DOI: 10.5216/revufg.v23.74882. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/74882. Acesso em: 30 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos