Extensão universitária

reflexões sobre gênero, relações étnico-raciais e educação inclusiva

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v23.74882

Résumé

Sistematiza atividades realizadas pelo Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Relações Étnico-Raciais, Gênero e Educação Inclusiva (GERE/UECE/UNILAB), com o intento de destacar ações extensionistas, mostrando suas influências em públicos como crianças de comunidades periféricas, jovens de escolas públicas, professores em formação inicial e continuada. Alguns aportes teóricos aos quais se recorreu são da autoria de Collins (2021), Dayrell (2001, 2003), Freire (2011), hooks (2013).  Reportou-se a metodologias ativas, como  protagonismo juvenil, rodas de conversa e oficinas. Como resultados, percebeu-se o quanto ainda é fragilizada a discussão étnico-racial e de gênero, bem como a de  inclusão no espaço escolar. Evidenciou-se, também, o potencial da extensão universitária por via de meios didáticos, como a internet, experimentados desde o período da pandemia de covid-19. 

Palavras-Chave: Extensão. GERE. Relações Étnico-Raciais. Gênero. Inclusão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publié-e

2023-07-17 — Mis(e) à jour 2025-03-13

Versions

Comment citer

ALVES, Maria Alda de Souza; DE ANDRADE, Michely Peres; OLIVEIRA, Anderson Souza; MELO, Lilian Maria da Silva; LOPES, Ana Clara de Castro. Extensão universitária: reflexões sobre gênero, relações étnico-raciais e educação inclusiva. Revista UFG, Goiânia, v. 23, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v23.74882. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/74882. Acesso em: 8 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos