Formação humana, identidade big-data e os desafios da educação

Auteurs-es

  • Marcia Ferreira Torres Pereira Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, marcia_torres_pereira@ufg.br
  • Sílvia Rosa da Silva Zanolla Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, silviazanollaufg@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-8345-5267

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76314

Résumé

A reflexão crítica e autocrítica sobre a formação cultural, diante de crises mundiais de diferentes ordens, é uma exigência da realidade social e seu contexto político. Esse artigo é uma releitura da cultura moderna entre indústria cultural e cultura digital, os elementos que contribuíram para os avanços tecnológicos, formação cultural e constituição dos sujeitos. Fundamentado na teoria crítica da sociedade e na dialética negativa adorniana, questiona-se como ocorre, no contexto da realidade capitalista, a relação entre o grande salto tecnológico na cultura moderna e o potencial de humanização. O artigo é dividido em três seções e discorre sobre o conceito de progresso tecnológico, reflexões sobre a cultura moderna e as evidências do recrudescimento de uma semiformação sobre a educação.

Palavras-chave: Cultura. Educação e Teoria Crítica da Sociedade. Formação. Progresso.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publié-e

2023-10-01 — Mis(e) à jour 2025-03-13

Versions

Comment citer

FERREIRA TORRES PEREIRA, Marcia; SILVA ZANOLLA, Sílvia Rosa da. Formação humana, identidade big-data e os desafios da educação. Revista UFG, Goiânia, v. 23, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v23.76314. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/76314. Acesso em: 8 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Teoria Crítica, Cultura, Educação e a 'Real Política'