Book Creator:
Ferramenta Digital no Ensino dos Clássicos Literários
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v23.75944Resumo
A tecnologia tem adentrado o espaço escolar como recurso de investigação e construção do aprendizado. Ela é necessária para o aprender de forma significativa, como menciona Camargo e Daros (2018). O artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um trabalho desenvolvido com os alunos do Ensino Médio em um colégio da rede estadual da cidade de Londrina, Paraná, os quais trouxeram reflexões sobre as leituras dos clássicos literários e suas análises desenvolvidas por meio da ferramenta tecnológica Book Creator. Foi utilizada como metodologia a pesquisa de campo e o método análise de conteúdo. Os autores que fundamentaram esta pesquisa foram: Moran (2018), Rojo e Mouta (2012); Cosson (2020) entre outros. A ferramenta Book Creator tornou a prática desafiadora e interativa, fazendo com que os aprendizes desenvolvessem pesquisas sobre os clássicos literários, realizassem análise literária e, como consequência, promovessem a leitura clássica.
Palavras-chave: Book Creator. Clássicos Literários. Ensino. Leitura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista UFG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.