Book Creator:

Ferramenta Digital no Ensino dos Clássicos Literários

Autores

  • Andrea Cristina da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP PR), Paraná, Brasil, andreacris@sercomtel.com.br
  • Cristiane Severino da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP PR), Paraná, Brasil, crisseverino@escola.pr.gov.br
  • Alessandra Dutra Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP PR), Paraná, Brasil, alessandradutra@utfpr.edu.br
  • Maurício Cesar Menon Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP PR), Paraná, Brasil, mauriciomenon983@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v23.75944

Resumo

A tecnologia tem adentrado o espaço escolar como recurso de investigação e construção do aprendizado. Ela é necessária para o aprender de forma significativa, como menciona Camargo e Daros (2018). O artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um trabalho desenvolvido com os alunos do Ensino Médio em um colégio da rede estadual da cidade de Londrina, Paraná, os quais trouxeram reflexões sobre as leituras dos clássicos literários e suas análises desenvolvidas por meio da ferramenta tecnológica Book Creator. Foi utilizada como metodologia a pesquisa de campo e o método análise de conteúdo. Os autores que fundamentaram esta pesquisa foram: Moran (2018), Rojo e Mouta (2012); Cosson (2020) entre outros. A ferramenta Book Creator tornou a prática desafiadora e interativa, fazendo com que os aprendizes desenvolvessem pesquisas sobre os clássicos literários, realizassem análise literária e, como consequência, promovessem a leitura clássica.

Palavras-chave: Book Creator. Clássicos Literários. Ensino. Leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

29-09-2023 — Atualizado em 30-10-2023

Como Citar

SILVA, A. C. da; SILVA, C. S. da; DUTRA, A.; MENON, M. C. Book Creator:: Ferramenta Digital no Ensino dos Clássicos Literários. Revista UFG, Goiânia, v. 23, 2023. DOI: 10.5216/revufg.v23.75944. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/75944. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos