Escola:
espaço de construção da memória e identidade
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76349Resumo
A escola é um cenário de convivência das múltiplas culturas, na formação de uma identidade própria e na construção de memórias coletivas, por meio dos agentes que vivenciam cotidianamente no ambiente escolar. Desta forma, o presente artigo pretende analisar duas escolas do interior da Bahia para compreender a interferência do poder público municipal no processo de construção da identidade e memória dos sujeitos, a partir do contexto da cultura e da arte. Com a abordagem metodológica da Análise de Documental, destacamos como aspectos conclusivos a interferência do poder público municipal na construção da identidade e na memória, principalmente quando elementos simbólicos são introduzidos no ambiente
escolar como mecanismo de exaltação da cultura local.
Palavras-chave: Arte. Cultura. Escola. Identidade. Memória.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista UFG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.