Atividade interativa entre o estágio supervisionado e o programa de residência pedagógica:

a experiência do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Acre

Autores

  • Maria Irinilda da Silva Bezerra Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Brasil, maria.irinil@ufac.br
  • Rafael Cauê Leite Fabrício Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Brasil, rafael.fabricio@sou.ufac.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76827

Resumo

O artigo tem como objetivo relatar e refletir sobre uma experiência vivenciada no Estágio Supervisionado Curricular (obrigatório) realizada por meio do Programa Residência Pedagógica (PRP).  A ação foi desenvolvida no Curso de Licenciatura em Pedagogia, no Campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac), partindo da necessidade de agregar e integrar o Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica, no intuito de oferecer uma formação mais ampla, dinâmica e eficaz. Os resultados deste estudo evidenciaram que a experiência de Estágio Supervisionado proporcionada pelo desenvolvimento das atividades de iniciação à docência do Programa de Residência Pedagógica (PRP) vem garantindo aos alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Ufac uma formação cunhada nas vivências do “chão da escola”. Conclui-se que a atividade interativa entre essas duas experiências, encaminha para uma formação docente ampla e capaz de articular a teoria e a prática, oferecendo aos acadêmicos elementos sólidos para a construção da identidade e atuação profissional. O artigo reflete a relação entre ensino, pesquisa e extensão.

Palavras-chave: Diálogos. Estágio supervisionado. Extensão. Formação docente. Residência pedagógica.

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Publicado

06-11-2023

Como Citar

DA SILVA BEZERRA, M. I.; LEITE FABRÍCIO , R. C. Atividade interativa entre o estágio supervisionado e o programa de residência pedagógica: : a experiência do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Acre . Revista UFG, Goiânia, v. 23, 2023. DOI: 10.5216/revufg.v23.76827. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/76827. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos