Atividade interativa entre o estágio supervisionado e o programa de residência pedagógica:
a experiência do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Acre
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v23.76827Resumo
O artigo tem como objetivo relatar e refletir sobre uma experiência vivenciada no Estágio Supervisionado Curricular (obrigatório) realizada por meio do Programa Residência Pedagógica (PRP). A ação foi desenvolvida no Curso de Licenciatura em Pedagogia, no Campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac), partindo da necessidade de agregar e integrar o Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica, no intuito de oferecer uma formação mais ampla, dinâmica e eficaz. Os resultados deste estudo evidenciaram que a experiência de Estágio Supervisionado proporcionada pelo desenvolvimento das atividades de iniciação à docência do Programa de Residência Pedagógica (PRP) vem garantindo aos alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Ufac uma formação cunhada nas vivências do “chão da escola”. Conclui-se que a atividade interativa entre essas duas experiências, encaminha para uma formação docente ampla e capaz de articular a teoria e a prática, oferecendo aos acadêmicos elementos sólidos para a construção da identidade e atuação profissional. O artigo reflete a relação entre ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave: Diálogos. Estágio supervisionado. Extensão. Formação docente. Residência pedagógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista UFG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.