UM MERGULHO NO OCEANO FLUIDO DO INSTAGRAM: CONECTANDO MEMÓRIAS DA CULTURA ESCOLAR DOS IF’S

Autores

  • Geovânia de Souza Andrade Maciel Instituto Federal de Rondônia (IFRO) / Universidade Federal De Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia, Brasil, geovania.maciel@ifro.edu.br https://orcid.org/0000-0001-5915-1178
  • Robson Simões Fonseca Universidade Federal De Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia, Brasil, robson.simoes@unir.br https://orcid.org/0000-0003-0046-9549

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76668

Palavras-chave:

Práticas de Escrita e Linguagens; Memória e Cotidiano Escolares; Redes Sociais (Instagram); História da Educação.

Resumo

Este artigo, um diálogo inicial com uma pesquisa de Doutorado, procura trazer para o debate as narrativas postadas na rede social Instagram. Para tanto, fundamenta-se no método netnográfico, de natureza qualitativa, com o intuito de analisar os conteúdos e comentários compartilhados nessa rede social de domínio público, intitulada como “De IF para IF”. Os registros compartilhados desempenham o papel de fontes historiográficas que auxiliam a compreender os cotidianos da escola a partir da perspectiva dos próprios discentes. De tal forma, as vozes juvenis dispostas no ciberespaço configuram-se como práticas de escritas significativas de um grupo, uma vez que trazem à tona suas vivências e memórias, e contribuem para a tessitura de um passado institucional, além de fornecerem pistas para que as instituições de ensino possam repensar estratégias no enfrentamento dos obstáculos vivenciados em seu cotidiano.

PALAVRAS-CHAVE: Práticas de escrita e Linguagens. Memória e Cotidiano escolares. Redes sociais (Instagram). História da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovânia de Souza Andrade Maciel, Instituto Federal de Rondônia (IFRO) / Universidade Federal De Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia, Brasil, geovania.maciel@ifro.edu.br

Doutoranda Em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia. Mestra em Letras (UNIR-2019). Pós-graduada em Língua Inglesa (AJES-2007). Graduada em Letras (FAEC-2005) e graduada em Serviço Social (UNIP-2019). Atualmente faz parte do quadro efetivo de docente do IFRO - Instituto Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, como professora de Língua Portuguesa e Literatura. Membro do Grupo de Estudos em Leitura, Linguagens e Identidade Cultural (GELLIC). Participa do grupo de pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

Robson Simões Fonseca, Universidade Federal De Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia, Brasil, robson.simoes@unir.br

Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-PROPED/UERJ (2019). Professor Adjunto do Núcleo de Ciências Humanas, no Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Campus Porto Velho. Atua na Graduação, nas Licenciaturas, na modalidade a distância e na Pós-graduação; docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional (PPGEE/MEPE/UNIR). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (2012). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (2007). Graduado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2003). Está vinculado ao grupo de pesquisa EDUCA do PPGEE/UNIR, assim como ao grupo de pesquisa Instituições, Práticas educativas e História do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ. É membro associado da Biograph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica.

Referências

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: Lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das letras, 1994.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

CHAGAS, V. Da memética aos memes de internet: uma revisão da literatura. BIB - Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, São Paulo, n. 95, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/119. Acesso em: 27 jun. 2023.

CHARTIER, Roger. Formas e sentido. Cultura escrita: entre distinção e apropriação. São Paulo: Mercado de Letras, 2003.

CIDREIRA, R. P.; PINTO, N. M. O corpo performático nas redes sociais: narrativas audiovisuais no reels do Instagram. Revista Mídia e Cotidiano, Niterói, v. 16, n. 1, p. 22-42, 2022. Acesso em 24 jun. 23. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/52152.

COSTA, Rogério da. A cultura digital. São Paulo: Publifolha, 2002.

DAWKINS, Richard. O gene egoísta. Lisboa: Gradiva, 1976, 299p.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Escola, saber e figura de si. In: DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. São Paulo: Paulus, 2008. p. 111-138.

PENSADOR, Gabriel O. Estudo Errado. Intérprete: Gabriel o Pensador. Compositor: Gabriel o Pensador. In: Ainda é só o começo. Intérprete: Gabriel o Pensador. São Paulo: Sony Music, 1995. 1 CD, faixa 6. Disponível em: https://m.letras.mus.br/gabriel-pensador/66375/. Acesso em: 30 mai. 2023.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2003.

KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Tradução de Daniel Bueno. Revisão técnica: Tatiana Melani Tosi e Raúl Ranauri Javales Júnior. Porto Alegre: Penso, 2014.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 1999, 264p. (Coleção TRANS).

MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONISIO, Angela Paiva. (org.) Fala e Escrita. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MARQUES, Claudio Portilho; GASPAROTTO, Guilherme da Silva e COELHO, Ricardo Weigert. Fatores relacionados ao nível de estresse em adolescentes estudantes: uma revisão sistemática. Salusvitta, Bauru, v. 34, n. 1, p. 99-108, 2015. Disponível em: https://secure.unisagrado.edu.br/static/biblioteca/salusvita/salusvita_v34_n1_2015_completa.pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.

NUNES, Mônica. Memória, consumo e memes de afeto nas cenas cosplay e furry. Contracampo, Niterói, v. 35, n. 1, p. 142-162, 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17565. Acesso em: 27 jun. 2023.

PAIS, José Machado. A simbologia dos apelidos na vida cotidiana escolar. Educação & Realidade, Porto Alegre, RS, v. 43, n. 3, p. 909-928, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/NxDfywX8md5YMYbmTnL735m/. Acesso em 07 fev. 2024.

PAIS, José Machado; CAIRNS, David; PAPPÁMIKAIL, Lia. Jovens europeus: retrato da diversidade. Tempo Social Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 109-140, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ts/a/KqRBrN38XXzfy35s7CjBktb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 05 jun. 2023.

PAIS, José Machado. Máscaras, jovens e "escolas do diabo". Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 7-21, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/275/27503702.pdf. Acesso em: 05 jun. 2023.

PERRENOUD, P. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Tradução de Julia Ferreira. Porto: Porto Editora, 1995.

SACRISTÁN, José Gimeno. O aluno como invenção. Tradução de Daysi Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SIMÕES, R. F. Memórias digitais: histórias escolares nas comunidades do Orkut. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.

SIMÕES, R. F. Memórias digitais: “posts” dos ex-alunos nas comunidades do orkut. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE LINGUAGENS E GÊNEROS TEXTUAIS, 4., 2017, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/27442. Acesso em: 29 jun. 2023.

SIMÕES, R. F. Redes sociais virtuais: territórios abertos para a história da educação. Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 111–127, 2015. DOI: 10.20888/ridphe_r.v1i1.9232. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9232. Acesso em: 27 jun. 2023.

_________________________

REFERÊNCIA DAS ILUSTRAÇÕES E COMENTÁRIOS EM REDE SOCIAL

DE IF PARA IF. Dica para quem quer entrar no IF: não entre!. [S. l.], 26 out. 2022. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CkMlr2kg4vR/. Acesso em: 18 jun. 2023.

DE IF PARA IF. Amanhã já é segunda feira de novo. [S. l.], 18 jun. 2023a. Facebook: @deifparaif. Disponível em: https://www.facebook.com/photo/?fbid=635697081925587&set=a.549588397203123. Acesso em: 19 fev. 2024.

DE IF PARA IF. Amanhã já é segunda feira de novo. [S. l.], 18 jun. 2023b. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtpOhkypLLu/. Acesso em: 19 fev. 2024.

DE IF PARA IF. Como é bom não sofrer sozinho. [S. l.], 18 jun. 2023c. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/deifparaif/. Acesso em: 18 jun. 2023.

DE IF PARA IF. [Perfil no Facebook]. [S. l.], 18 jun. 2023d. Facebook: @deifparaif. Disponível em: https://www.facebook.com/DeIFparaIF. Acesso em: 18 jun. 2023.

DE IF PARA IF. [Perfil no Twitter]. [S. l.], 18 jun. 2023e. Twitter: @deifparaifofc. Disponível em: https://twitter.com/deifparaifofc. Acesso em: 18 jun. 2023.

DE IF PARA IF. [Perfil no Youtube]. [S. l.], 18 jun. 2023f. Youtube: @deifparaif. Disponível em: https://www.youtube.com/@DEIFPARAIF. Acesso em: 18 jun. 2023.

DE IF PARA IF. Eu no banheiro do IF. [S. l.], 11 jun. 2023g. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 18 jun. 2023.

DE IF PARA IF. Como faz para desconcursar aquele professor chato? [S. l.], 8 maio. 2023h. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Cr_xqMzpG2E/. Acesso em: 18 jun. 2023

DE IF PARA IF. Tá cansado doque? Não faz nada! [S. l.], 4 jun. 2023i. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtFpW9IgCt2/. Acesso em: 18 jun. 2023.

DE IF PARA IF. Memes sobre a sobrecarga das atividades acadêmicas dos IFs. [S. l.], 19 mar. 2023j. Instagram: @deifparaif. Disponível em:

https://www.instagram.com/p/Cp-lYDNAxPM/. Acesso em: 18 jun. 2023.

DE IF PARA IF. Memes sobre a sobrecarga das atividades acadêmicas dos IFs. [S. l.], 5 abr. 2023k. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CqqF_7MgP1H/. Acesso em: 18 jun. 2023

DE IF PARA IF. Memes sobre a sobrecarga das atividades acadêmicas dos IFs.

[S. l.], 30 abr. 2023l. Instagram: @deifparaif. Disponível em:

https://www.instagram.com/p/Crq6r5iJa8P/. Acesso em: 18 jun. 2023

DE IF PARA IF. Memes sobre a sobrecarga das atividades acadêmicas dos IFs.

[S. l.], 21 mar. 2023m. Instagram: @deifparaif. Disponível em:

https://www.instagram.com/p/CqEQFMNgk1L/. Acesso em: 18 jun. 2023

DE IF PARA IF. Memes sobre a sobrecarga das atividades acadêmicas dos IFs. [S. l.], 31 jan. 2023n. Instagram: @deifparaif. Disponível em:

https://www.instagram.com/p/CoFG1w0AXun/. Acesso em: 18 jun. 2023

DE IF PARA IF. Táticas ocultas nos memes. [S. l.], 15 jun. 2023o. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CthbX74AScs/. Acesso em: 18 jun. 2023

DE IF PARA IF. Táticas ocultas nos memes. [S. l.], 6 jun. 2023p. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtK6WfdMbHc/. Acesso em: 18 jun. 2023.

DE IF PARA IF. Táticas ocultas nos memes. [S. l.], 19 maio. 2023q. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CsbGKw6MUqE/. Acesso em: 18 jun. 2023

DE IF PARA IF. Táticas ocultas nos memes. [S. l.], 9. maio. 2023r. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CsBOpZCsyCK/. Acesso em: 18 jun. 2023.

DE IF PARA IF. Dica para quem ainda não entrou no IF: não entre. [S. l.], 3 fev. 2023s. Instagram: @deifparaif. Disponível em:

https://www.instagram.com/p/CoN-M2KgITz/. Acesso em: 18 jun. 2023.

fahamaro. [Comentário em postagem]. In: DE IF PARA IF. [Postagem no Instagram]. [S. l.], 3 fev. 2023s. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 5 mar. 2024.

gil.cardoso. [Comentário em postagem]. In: DE IF PARA IF. [Postagem no Instagram]. [S. l.], 3 fev. 2023s. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 5 mar. 2024.

gloria_mel. [Comentário em postagem]. In: DE IF PARA IF. [Postagem no Instagram]. [S. l.], 3 fev. 2023s. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 5 mar. 2024.

kj.dias. [Comentário em postagem]. In: DE IF PARA IF. [Postagem no Instagram]. [S. l.], 4 jun. 2023i. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 5 mar. 2024.

malupoffo. [Comentário em postagem]. In: DE IF PARA IF. [Postagem no Instagram]. [S. l.], 4 jun. 2023i. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 5 mar. 2024. rafaellakolassa. [Comentário em postagem]. In: DE IF PARA IF. [Postagem no Instagram]. [S. l.], 4 jun. 2023i. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 5 mar. 2024.

victoria_silvaah. [Comentário em postagem]. In: DE IF PARA IF. [Postagem no Instagram]. [S. l.], 3 fev. 2023s. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 5 mar. 2024.

Downloads

Publicado

2024-05-15

Como Citar

MACIEL, G. de S. A.; FONSECA, R. S. UM MERGULHO NO OCEANO FLUIDO DO INSTAGRAM: CONECTANDO MEMÓRIAS DA CULTURA ESCOLAR DOS IF’S. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 225–245, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.76668. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76668. Acesso em: 30 jun. 2024.