SUMERGIRSE EN EL FLUIDO OCÉANO DE INSTAGRAM: CONECTAR LOS RECUERDOS DE LOS ALUMNOS DE IF
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76668Palabras clave:
Prácticas y Lenguajes de Escritura. Memoria y Vida Cotidiana Escolar. Redes Sociales (Instagram). Historia de la Educación.Resumen
Este artículo, diálogo inicial de una investigación doctoral, pretende traer al debate las narrativas publicadas en Instagram. Para ello, se fundamenta en el método netnográfico, de naturaleza cualitativa, para analizar los contenidos y comentarios compartidos en una red social de dominio público, titulada “De IF a IF”. Los registros compartidos se desempeñan como fuentes historiográficas que ayudan a comprender la vida cotidiana de la escuela desde la perspectiva de los propios alumnos. De esta manera, las voces juveniles disponibles en el ciberespacio se configuran como prácticas de escritura significativas de un grupo; hacen aflorar sus propias experiencias y memorias; contribuyen a tejer un pasado institucional; además de que brindan pistas para que las instituciones educativas puedan repensar las estrategias frente a los obstáculos experimentados en su cotidianidad.
Descargas
Citas
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: Lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das letras, 1994.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
CHAGAS, V. Da memética aos memes de internet: uma revisão da literatura. BIB - Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, São Paulo, n. 95, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/119. Acesso em: 27 jun. 2023.
CHARTIER, Roger. Formas e sentido. Cultura escrita: entre distinção e apropriação. São Paulo: Mercado de Letras, 2003.
CIDREIRA, R. P.; PINTO, N. M. O corpo performático nas redes sociais: narrativas audiovisuais no reels do Instagram. Revista Mídia e Cotidiano, Niterói, v. 16, n. 1, p. 22-42, 2022. Acesso em 24 jun. 23. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/52152.
COSTA, Rogério da. A cultura digital. São Paulo: Publifolha, 2002.
DAWKINS, Richard. O gene egoísta. Lisboa: Gradiva, 1976, 299p.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Escola, saber e figura de si. In: DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. São Paulo: Paulus, 2008. p. 111-138.
PENSADOR, Gabriel O. Estudo Errado. Intérprete: Gabriel o Pensador. Compositor: Gabriel o Pensador. In: Ainda é só o começo. Intérprete: Gabriel o Pensador. São Paulo: Sony Music, 1995. 1 CD, faixa 6. Disponível em: https://m.letras.mus.br/gabriel-pensador/66375/. Acesso em: 30 mai. 2023.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2003.
KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Tradução de Daniel Bueno. Revisão técnica: Tatiana Melani Tosi e Raúl Ranauri Javales Júnior. Porto Alegre: Penso, 2014.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 1999, 264p. (Coleção TRANS).
MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONISIO, Angela Paiva. (org.) Fala e Escrita. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MARQUES, Claudio Portilho; GASPAROTTO, Guilherme da Silva e COELHO, Ricardo Weigert. Fatores relacionados ao nível de estresse em adolescentes estudantes: uma revisão sistemática. Salusvitta, Bauru, v. 34, n. 1, p. 99-108, 2015. Disponível em: https://secure.unisagrado.edu.br/static/biblioteca/salusvita/salusvita_v34_n1_2015_completa.pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.
NUNES, Mônica. Memória, consumo e memes de afeto nas cenas cosplay e furry. Contracampo, Niterói, v. 35, n. 1, p. 142-162, 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17565. Acesso em: 27 jun. 2023.
PAIS, José Machado. A simbologia dos apelidos na vida cotidiana escolar. Educação & Realidade, Porto Alegre, RS, v. 43, n. 3, p. 909-928, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/NxDfywX8md5YMYbmTnL735m/. Acesso em 07 fev. 2024.
PAIS, José Machado; CAIRNS, David; PAPPÁMIKAIL, Lia. Jovens europeus: retrato da diversidade. Tempo Social Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 109-140, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ts/a/KqRBrN38XXzfy35s7CjBktb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 05 jun. 2023.
PAIS, José Machado. Máscaras, jovens e "escolas do diabo". Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 7-21, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/275/27503702.pdf. Acesso em: 05 jun. 2023.
PERRENOUD, P. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Tradução de Julia Ferreira. Porto: Porto Editora, 1995.
SACRISTÁN, José Gimeno. O aluno como invenção. Tradução de Daysi Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2005.
SIMÕES, R. F. Memórias digitais: histórias escolares nas comunidades do Orkut. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
SIMÕES, R. F. Memórias digitais: “posts” dos ex-alunos nas comunidades do orkut. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE LINGUAGENS E GÊNEROS TEXTUAIS, 4., 2017, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/27442. Acesso em: 29 jun. 2023.
SIMÕES, R. F. Redes sociais virtuais: territórios abertos para a história da educação. Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 111–127, 2015. DOI: 10.20888/ridphe_r.v1i1.9232. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9232. Acesso em: 27 jun. 2023.
_________________________
REFERÊNCIA DAS ILUSTRAÇÕES E COMENTÁRIOS EM REDE SOCIAL
DE IF PARA IF. Dica para quem quer entrar no IF: não entre!. [S. l.], 26 out. 2022. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CkMlr2kg4vR/. Acesso em: 18 jun. 2023.
DE IF PARA IF. Amanhã já é segunda feira de novo. [S. l.], 18 jun. 2023a. Facebook: @deifparaif. Disponível em: https://www.facebook.com/photo/?fbid=635697081925587&set=a.549588397203123. Acesso em: 19 fev. 2024.
DE IF PARA IF. Amanhã já é segunda feira de novo. [S. l.], 18 jun. 2023b. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtpOhkypLLu/. Acesso em: 19 fev. 2024.
DE IF PARA IF. Como é bom não sofrer sozinho. [S. l.], 18 jun. 2023c. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/deifparaif/. Acesso em: 18 jun. 2023.
DE IF PARA IF. [Perfil no Facebook]. [S. l.], 18 jun. 2023d. Facebook: @deifparaif. Disponível em: https://www.facebook.com/DeIFparaIF. Acesso em: 18 jun. 2023.
DE IF PARA IF. [Perfil no Twitter]. [S. l.], 18 jun. 2023e. Twitter: @deifparaifofc. Disponível em: https://twitter.com/deifparaifofc. Acesso em: 18 jun. 2023.
DE IF PARA IF. [Perfil no Youtube]. [S. l.], 18 jun. 2023f. Youtube: @deifparaif. Disponível em: https://www.youtube.com/@DEIFPARAIF. Acesso em: 18 jun. 2023.
DE IF PARA IF. Eu no banheiro do IF. [S. l.], 11 jun. 2023g. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 18 jun. 2023.
DE IF PARA IF. Como faz para desconcursar aquele professor chato? [S. l.], 8 maio. 2023h. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Cr_xqMzpG2E/. Acesso em: 18 jun. 2023
DE IF PARA IF. Tá cansado doque? Não faz nada! [S. l.], 4 jun. 2023i. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtFpW9IgCt2/. Acesso em: 18 jun. 2023.
DE IF PARA IF. Memes sobre a sobrecarga das atividades acadêmicas dos IFs. [S. l.], 19 mar. 2023j. Instagram: @deifparaif. Disponível em:
https://www.instagram.com/p/Cp-lYDNAxPM/. Acesso em: 18 jun. 2023.
DE IF PARA IF. Memes sobre a sobrecarga das atividades acadêmicas dos IFs. [S. l.], 5 abr. 2023k. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CqqF_7MgP1H/. Acesso em: 18 jun. 2023
DE IF PARA IF. Memes sobre a sobrecarga das atividades acadêmicas dos IFs.
[S. l.], 30 abr. 2023l. Instagram: @deifparaif. Disponível em:
https://www.instagram.com/p/Crq6r5iJa8P/. Acesso em: 18 jun. 2023
DE IF PARA IF. Memes sobre a sobrecarga das atividades acadêmicas dos IFs.
[S. l.], 21 mar. 2023m. Instagram: @deifparaif. Disponível em:
https://www.instagram.com/p/CqEQFMNgk1L/. Acesso em: 18 jun. 2023
DE IF PARA IF. Memes sobre a sobrecarga das atividades acadêmicas dos IFs. [S. l.], 31 jan. 2023n. Instagram: @deifparaif. Disponível em:
https://www.instagram.com/p/CoFG1w0AXun/. Acesso em: 18 jun. 2023
DE IF PARA IF. Táticas ocultas nos memes. [S. l.], 15 jun. 2023o. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CthbX74AScs/. Acesso em: 18 jun. 2023
DE IF PARA IF. Táticas ocultas nos memes. [S. l.], 6 jun. 2023p. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtK6WfdMbHc/. Acesso em: 18 jun. 2023.
DE IF PARA IF. Táticas ocultas nos memes. [S. l.], 19 maio. 2023q. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CsbGKw6MUqE/. Acesso em: 18 jun. 2023
DE IF PARA IF. Táticas ocultas nos memes. [S. l.], 9. maio. 2023r. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CsBOpZCsyCK/. Acesso em: 18 jun. 2023.
DE IF PARA IF. Dica para quem ainda não entrou no IF: não entre. [S. l.], 3 fev. 2023s. Instagram: @deifparaif. Disponível em:
https://www.instagram.com/p/CoN-M2KgITz/. Acesso em: 18 jun. 2023.
fahamaro. [Comentário em postagem]. In: DE IF PARA IF. [Postagem no Instagram]. [S. l.], 3 fev. 2023s. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 5 mar. 2024.
gil.cardoso. [Comentário em postagem]. In: DE IF PARA IF. [Postagem no Instagram]. [S. l.], 3 fev. 2023s. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 5 mar. 2024.
gloria_mel. [Comentário em postagem]. In: DE IF PARA IF. [Postagem no Instagram]. [S. l.], 3 fev. 2023s. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 5 mar. 2024.
kj.dias. [Comentário em postagem]. In: DE IF PARA IF. [Postagem no Instagram]. [S. l.], 4 jun. 2023i. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 5 mar. 2024.
malupoffo. [Comentário em postagem]. In: DE IF PARA IF. [Postagem no Instagram]. [S. l.], 4 jun. 2023i. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 5 mar. 2024. rafaellakolassa. [Comentário em postagem]. In: DE IF PARA IF. [Postagem no Instagram]. [S. l.], 4 jun. 2023i. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 5 mar. 2024.
victoria_silvaah. [Comentário em postagem]. In: DE IF PARA IF. [Postagem no Instagram]. [S. l.], 3 fev. 2023s. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 5 mar. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.