UM MERGULHO NO OCEANO FLUIDO DO INSTAGRAM: CONECTANDO MEMÓRIAS DA CULTURA ESCOLAR DOS IF’S
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76668Mots-clés :
Práticas de Escrita e Linguagens; Memória e Cotidiano Escolares; Redes Sociais (Instagram); História da Educação.Résumé
Este artigo, um diálogo inicial com uma pesquisa de Doutorado, procura trazer para o debate as narrativas postadas na rede social Instagram. Para tanto, fundamenta-se no método netnográfico, de natureza qualitativa, com o intuito de analisar os conteúdos e comentários compartilhados nessa rede social de domínio público, intitulada como “De IF para IF”. Os registros compartilhados desempenham o papel de fontes historiográficas que auxiliam a compreender os cotidianos da escola a partir da perspectiva dos próprios discentes. De tal forma, as vozes juvenis dispostas no ciberespaço configuram-se como práticas de escritas significativas de um grupo, uma vez que trazem à tona suas vivências e memórias, e contribuem para a tessitura de um passado institucional, além de fornecerem pistas para que as instituições de ensino possam repensar estratégias no enfrentamento dos obstáculos vivenciados em seu cotidiano.
PALAVRAS-CHAVE: Práticas de escrita e Linguagens. Memória e Cotidiano escolares. Redes sociais (Instagram). História da Educação.
Téléchargements
Références
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: Lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das letras, 1994.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
CHAGAS, V. Da memética aos memes de internet: uma revisão da literatura. BIB - Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, São Paulo, n. 95, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/119. Acesso em: 27 jun. 2023.
CHARTIER, Roger. Formas e sentido. Cultura escrita: entre distinção e apropriação. São Paulo: Mercado de Letras, 2003.
CIDREIRA, R. P.; PINTO, N. M. O corpo performático nas redes sociais: narrativas audiovisuais no reels do Instagram. Revista Mídia e Cotidiano, Niterói, v. 16, n. 1, p. 22-42, 2022. Acesso em 24 jun. 23. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/52152.
COSTA, Rogério da. A cultura digital. São Paulo: Publifolha, 2002.
DAWKINS, Richard. O gene egoísta. Lisboa: Gradiva, 1976, 299p.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Escola, saber e figura de si. In: DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. São Paulo: Paulus, 2008. p. 111-138.
PENSADOR, Gabriel O. Estudo Errado. Intérprete: Gabriel o Pensador. Compositor: Gabriel o Pensador. In: Ainda é só o começo. Intérprete: Gabriel o Pensador. São Paulo: Sony Music, 1995. 1 CD, faixa 6. Disponível em: https://m.letras.mus.br/gabriel-pensador/66375/. Acesso em: 30 mai. 2023.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2003.
KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Tradução de Daniel Bueno. Revisão técnica: Tatiana Melani Tosi e Raúl Ranauri Javales Júnior. Porto Alegre: Penso, 2014.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 1999, 264p. (Coleção TRANS).
MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONISIO, Angela Paiva. (org.) Fala e Escrita. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MARQUES, Claudio Portilho; GASPAROTTO, Guilherme da Silva e COELHO, Ricardo Weigert. Fatores relacionados ao nível de estresse em adolescentes estudantes: uma revisão sistemática. Salusvitta, Bauru, v. 34, n. 1, p. 99-108, 2015. Disponível em: https://secure.unisagrado.edu.br/static/biblioteca/salusvita/salusvita_v34_n1_2015_completa.pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.
NUNES, Mônica. Memória, consumo e memes de afeto nas cenas cosplay e furry. Contracampo, Niterói, v. 35, n. 1, p. 142-162, 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17565. Acesso em: 27 jun. 2023.
PAIS, José Machado. A simbologia dos apelidos na vida cotidiana escolar. Educação & Realidade, Porto Alegre, RS, v. 43, n. 3, p. 909-928, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/NxDfywX8md5YMYbmTnL735m/. Acesso em 07 fev. 2024.
PAIS, José Machado; CAIRNS, David; PAPPÁMIKAIL, Lia. Jovens europeus: retrato da diversidade. Tempo Social Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 109-140, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ts/a/KqRBrN38XXzfy35s7CjBktb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 05 jun. 2023.
PAIS, José Machado. Máscaras, jovens e "escolas do diabo". Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 7-21, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/275/27503702.pdf. Acesso em: 05 jun. 2023.
PERRENOUD, P. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Tradução de Julia Ferreira. Porto: Porto Editora, 1995.
SACRISTÁN, José Gimeno. O aluno como invenção. Tradução de Daysi Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2005.
SIMÕES, R. F. Memórias digitais: histórias escolares nas comunidades do Orkut. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
SIMÕES, R. F. Memórias digitais: “posts” dos ex-alunos nas comunidades do orkut. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE LINGUAGENS E GÊNEROS TEXTUAIS, 4., 2017, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/27442. Acesso em: 29 jun. 2023.
SIMÕES, R. F. Redes sociais virtuais: territórios abertos para a história da educação. Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 111–127, 2015. DOI: 10.20888/ridphe_r.v1i1.9232. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9232. Acesso em: 27 jun. 2023.
_________________________
REFERÊNCIA DAS ILUSTRAÇÕES E COMENTÁRIOS EM REDE SOCIAL
DE IF PARA IF. Dica para quem quer entrar no IF: não entre!. [S. l.], 26 out. 2022. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CkMlr2kg4vR/. Acesso em: 18 jun. 2023.
DE IF PARA IF. Amanhã já é segunda feira de novo. [S. l.], 18 jun. 2023a. Facebook: @deifparaif. Disponível em: https://www.facebook.com/photo/?fbid=635697081925587&set=a.549588397203123. Acesso em: 19 fev. 2024.
DE IF PARA IF. Amanhã já é segunda feira de novo. [S. l.], 18 jun. 2023b. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtpOhkypLLu/. Acesso em: 19 fev. 2024.
DE IF PARA IF. Como é bom não sofrer sozinho. [S. l.], 18 jun. 2023c. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/deifparaif/. Acesso em: 18 jun. 2023.
DE IF PARA IF. [Perfil no Facebook]. [S. l.], 18 jun. 2023d. Facebook: @deifparaif. Disponível em: https://www.facebook.com/DeIFparaIF. Acesso em: 18 jun. 2023.
DE IF PARA IF. [Perfil no Twitter]. [S. l.], 18 jun. 2023e. Twitter: @deifparaifofc. Disponível em: https://twitter.com/deifparaifofc. Acesso em: 18 jun. 2023.
DE IF PARA IF. [Perfil no Youtube]. [S. l.], 18 jun. 2023f. Youtube: @deifparaif. Disponível em: https://www.youtube.com/@DEIFPARAIF. Acesso em: 18 jun. 2023.
DE IF PARA IF. Eu no banheiro do IF. [S. l.], 11 jun. 2023g. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 18 jun. 2023.
DE IF PARA IF. Como faz para desconcursar aquele professor chato? [S. l.], 8 maio. 2023h. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Cr_xqMzpG2E/. Acesso em: 18 jun. 2023
DE IF PARA IF. Tá cansado doque? Não faz nada! [S. l.], 4 jun. 2023i. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtFpW9IgCt2/. Acesso em: 18 jun. 2023.
DE IF PARA IF. Memes sobre a sobrecarga das atividades acadêmicas dos IFs. [S. l.], 19 mar. 2023j. Instagram: @deifparaif. Disponível em:
https://www.instagram.com/p/Cp-lYDNAxPM/. Acesso em: 18 jun. 2023.
DE IF PARA IF. Memes sobre a sobrecarga das atividades acadêmicas dos IFs. [S. l.], 5 abr. 2023k. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CqqF_7MgP1H/. Acesso em: 18 jun. 2023
DE IF PARA IF. Memes sobre a sobrecarga das atividades acadêmicas dos IFs.
[S. l.], 30 abr. 2023l. Instagram: @deifparaif. Disponível em:
https://www.instagram.com/p/Crq6r5iJa8P/. Acesso em: 18 jun. 2023
DE IF PARA IF. Memes sobre a sobrecarga das atividades acadêmicas dos IFs.
[S. l.], 21 mar. 2023m. Instagram: @deifparaif. Disponível em:
https://www.instagram.com/p/CqEQFMNgk1L/. Acesso em: 18 jun. 2023
DE IF PARA IF. Memes sobre a sobrecarga das atividades acadêmicas dos IFs. [S. l.], 31 jan. 2023n. Instagram: @deifparaif. Disponível em:
https://www.instagram.com/p/CoFG1w0AXun/. Acesso em: 18 jun. 2023
DE IF PARA IF. Táticas ocultas nos memes. [S. l.], 15 jun. 2023o. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CthbX74AScs/. Acesso em: 18 jun. 2023
DE IF PARA IF. Táticas ocultas nos memes. [S. l.], 6 jun. 2023p. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtK6WfdMbHc/. Acesso em: 18 jun. 2023.
DE IF PARA IF. Táticas ocultas nos memes. [S. l.], 19 maio. 2023q. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CsbGKw6MUqE/. Acesso em: 18 jun. 2023
DE IF PARA IF. Táticas ocultas nos memes. [S. l.], 9. maio. 2023r. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CsBOpZCsyCK/. Acesso em: 18 jun. 2023.
DE IF PARA IF. Dica para quem ainda não entrou no IF: não entre. [S. l.], 3 fev. 2023s. Instagram: @deifparaif. Disponível em:
https://www.instagram.com/p/CoN-M2KgITz/. Acesso em: 18 jun. 2023.
fahamaro. [Comentário em postagem]. In: DE IF PARA IF. [Postagem no Instagram]. [S. l.], 3 fev. 2023s. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 5 mar. 2024.
gil.cardoso. [Comentário em postagem]. In: DE IF PARA IF. [Postagem no Instagram]. [S. l.], 3 fev. 2023s. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 5 mar. 2024.
gloria_mel. [Comentário em postagem]. In: DE IF PARA IF. [Postagem no Instagram]. [S. l.], 3 fev. 2023s. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 5 mar. 2024.
kj.dias. [Comentário em postagem]. In: DE IF PARA IF. [Postagem no Instagram]. [S. l.], 4 jun. 2023i. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 5 mar. 2024.
malupoffo. [Comentário em postagem]. In: DE IF PARA IF. [Postagem no Instagram]. [S. l.], 4 jun. 2023i. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 5 mar. 2024. rafaellakolassa. [Comentário em postagem]. In: DE IF PARA IF. [Postagem no Instagram]. [S. l.], 4 jun. 2023i. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 5 mar. 2024.
victoria_silvaah. [Comentário em postagem]. In: DE IF PARA IF. [Postagem no Instagram]. [S. l.], 3 fev. 2023s. Instagram: @deifparaif. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CtXL02JApsa/. Acesso em: 5 mar. 2024.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.