CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA EM MOMENTO DE EXPANSÃO DO DIGITAL
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76390Mots-clés :
Professor; Tecnologia; Ensino de História; Feenberg.Résumé
Este artigo apresenta achados de uma pesquisa motivada pela curiosidade epistemológica de saber se professores de História, área que tende a discutir a humanidade, seus contextos e culturas, também compartilhariam do discurso hegemônico frente às tecnologias. Por meio da análise de conteúdo de respostas a questionários e entrevistas com professores de História, a pesquisa aponta a predominância da concepção neutra de tecnologia sob duas perspectivas: instrumental e determinista, a partir de aportes de Feenberg. O trabalho soma-se às poucas pesquisas que atentam para valores, interesses e relações a fim de expor a natureza política das tecnologias e aponta a necessidade de formação crítica de professores em sociedade cada vez mais orientada por linhas digitais.
PALAVRAS-CHAVE: Professor; Tecnologia; Ensino de História; Feenberg.
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