CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA EM MOMENTO DE EXPANSÃO DO DIGITAL

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76390

Mots-clés :

Professor; Tecnologia; Ensino de História; Feenberg.

Résumé

Este artigo apresenta achados de uma pesquisa motivada pela curiosidade epistemológica de saber se professores de História, área que tende a discutir a humanidade, seus contextos e culturas, também compartilhariam do discurso hegemônico frente às tecnologias. Por meio da análise de conteúdo de respostas a questionários e entrevistas com professores de História, a pesquisa aponta a predominância da concepção neutra de tecnologia sob duas perspectivas: instrumental e determinista, a partir de aportes de Feenberg. O trabalho soma-se às poucas pesquisas que atentam para valores, interesses e relações a fim de expor a natureza política das tecnologias e aponta a necessidade de formação crítica de professores em sociedade cada vez mais orientada por linhas digitais.

PALAVRAS-CHAVE: Professor; Tecnologia; Ensino de História; Feenberg.

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Francisco Amarildo Freires dos Santos, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Ceará, Brasil, amarildofreiresantos@hotmail.com

Possui doutorado pela Universidade Estácio de Sá UNESA/RJ (2022), mestrado em Computação Aplicada – Informática Educativa pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2015) e graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Campus Itaperi. Professor de história na rede pública estadual do Ceará e municipal de Maranguape – CE.

Jaciara de Sá Carvalho, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Brasil, jsacarvalho@gmail.com

Doutora e mestre em Educação pela USP (2007-2015), especialista em Gestão de Processos de Comunicação/ Educomunicação (ECA/USP, 2003), bacharel em Comunicação (PUC-SP, 2002), com diploma, ainda, em Magistério (1995). Atua como professora desde 2015 e coordenadora adjunta, desde 2021, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA.

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Publié-e

2023-12-29

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SANTOS, F. A. F. dos; CARVALHO, J. de S. CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA EM MOMENTO DE EXPANSÃO DO DIGITAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 982–996, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.76390. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76390. Acesso em: 22 déc. 2024.