UMA CONCEPÇÃO DE CIDADANIA (PLANETÁRIA) PARA FORMAÇÃO CIDADÃ

Autores

  • Jaciara De Sá Carvalho UNESA, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44516

Palavras-chave:

Paulo Freire, Cidadania Planetária, Educação, Conscientização

Resumo

Este trabalho apresenta uma compreensão de cidadania fundamentada em estudo da obra de Paulo Freire (1979, 2001, 2009) devido às suas contribuições para a formação cidadã. A investigação partiu de uma análise de conteúdo, considerando subsídios metodológicos de Bardin (1988). Mas, sobretudo, está baseada no conceito de “conscientização” em Freire (1979), cujo processo poderia promover a participação ativa de sujeitos na construção de outras realidades, em acordo com visões contemporâneas que associam cidadania à participação ativa em todo o planeta. Ao final, uma cidadania de caráter planetário é identificada como adequada às discussões e práticas de educação cidadã, condizente com a obra e o legado freiriano e, por fim, coerente com uma das finalidades da Educação nacional (BRASIL, 1996), a formação para cidadania.

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Biografia do Autor

Jaciara De Sá Carvalho, UNESA, Rio de Janeiro

Professora adjunta vinculada à linha (e grupo de pesquisa) Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE). Doutora em Educação pela USP com a tese "Educação Cidadã a Distância: uma perspectiva emancipatória a partir de Paulo Freire" (2015).

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Publicado

2017-06-09

Como Citar

CARVALHO, J. D. S. UMA CONCEPÇÃO DE CIDADANIA (PLANETÁRIA) PARA FORMAÇÃO CIDADÃ. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 1, p. 105–121, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i1.44516. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44516. Acesso em: 21 dez. 2024.