ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ENSINO DE FILOSOFIA: COMPREENSÕES A PARTIR DE ENTREVISTAS COM LICENCIANDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.72290

Resumo

Neste artigo, o objetivo foi investigar as percepções de licenciandos do curso de Filosofia acerca da concepção de Filosofia, seu ensino e o estágio supervisionado. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 20 licenciandos, que, na ocasião da coleta de dados, encontravam-se no terceiro ano de Filosofia e já haviam concluído o Estágio Supervisionado I desse curso. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas e foram organizados e analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Com a utilização do software Atlas Ti, emergiram duas categorias e cinco subcategorias, relacionadas à percepção dos licenciandos a respeito da Filosofia e seu ensino. Os resultados apontam no sentido de uma percepção da importância do estágio supervisionado na formação do futuro professor e de que é relevante a compreensão da Filosofia como problematizadora da existência, não circunscrita ao enciclopedismo, que restringe o conhecimento filosófico tão somente à memorização de sistemas filosóficos.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Experiência Filosófica; Ensino de Filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Antonio Gabriel, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Jacarezinho, Paraná, Brasil, fabioantoniogabriel@gmail.com

Doutor em Educação (2019) e Mestre em Educação (2015) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolveu estágio-doutoral em Educação também pela UEPG (2020-2021). Professor da Rede Estadual de Paraná da disciplina de Filosofia (SEED PR – NRE de Jacarezinho - Colégio Estadual Rio Branco). Professor contratado do Centro de Letras, Comunicação e Artes do campus Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), atuando na área de Fundamentos e Teorias da Educação. 

Ana Lúcia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil, anabaccon@uepg.br

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Adjunta no Departamento de Matemática e Estatística e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ensino de Ciências e Educação Matemática na UEPG.

Downloads

Publicado

2023-05-09

Como Citar

GABRIEL, F. A.; PEREIRA, A. L. ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ENSINO DE FILOSOFIA: COMPREENSÕES A PARTIR DE ENTREVISTAS COM LICENCIANDOS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 1, p. 167–185, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i1.72290. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/72290. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos