ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ENSINO DE FILOSOFIA: COMPREENSÕES A PARTIR DE ENTREVISTAS COM LICENCIANDOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.72290Resumo
Neste artigo, o objetivo foi investigar as percepções de licenciandos do curso de Filosofia acerca da concepção de Filosofia, seu ensino e o estágio supervisionado. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 20 licenciandos, que, na ocasião da coleta de dados, encontravam-se no terceiro ano de Filosofia e já haviam concluído o Estágio Supervisionado I desse curso. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas e foram organizados e analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Com a utilização do software Atlas Ti, emergiram duas categorias e cinco subcategorias, relacionadas à percepção dos licenciandos a respeito da Filosofia e seu ensino. Os resultados apontam no sentido de uma percepção da importância do estágio supervisionado na formação do futuro professor e de que é relevante a compreensão da Filosofia como problematizadora da existência, não circunscrita ao enciclopedismo, que restringe o conhecimento filosófico tão somente à memorização de sistemas filosóficos.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Experiência Filosófica; Ensino de Filosofia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.