PENSAR A ESCOLA A PARTIR DE FOUCAULT: UMA INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR EM CRISE?

Autores

  • Fabio Batista UEL
  • Ana Lúcia Pereira Baccon UEPG
  • Fábio Antonio Gabriel UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i1.30659

Palavras-chave:

Foucault, poder, disciplina, escola.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a partir do filósofo francês Michel Foucault uma perspectiva sobre disciplina dentro do contexto escolar na sociedade contemporânea, onde o aluno não aceita mais facilmente as técnicas disciplinares. Para tal usamos o conceito de poder disciplinar e procuramos caracterizá-la como uma instituição na qual esse poder se exerce. Apresentamos também algumas reflexões e considerações sobre uma outra possível escola que busca oferecer uma educação formal mínima aos estudantes, a qual possa ser importante para a vida deles, indo além do simples adestramento de indivíduos; a partir de tais pressupostos, resta-nos saber: a escola atual é uma instituição disciplinar em crise? De acordo com nossa investigação enquanto um diagnóstico, respondemos afirmativamente a tal questão.

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Biografia do Autor

Fabio Batista, UEL

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2008). Possui Curso de Especialização em História: Cultura e Sociedade - UENP/CJ (2011). Possui graduação em Filosofia - UENP/CJ (2013). Mestrando do programa de pós-graduação em Filosofia da UEL. Tem interesse em Filosofia Contemporânea, concentrando seus estudos em Foucault. Com ênfase em tais temas: poder, poder disciplinar, biopolítica, corpo e violência.

Ana Lúcia Pereira Baccon, UEPG

Doutora (2011) e Mestre (2005) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP (1996). Possui graduação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP (1994). Professor Adjunto na Universidade Estadual de Ponta Grossa no Departamento de Matemática e Estatística. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2012). Professora de Matemática na Rede Pública no Estado do Paraná (1994-2012). Cargos exercidos: Coordenação Institucional do PIBID/UEPG [Edital 2009] - 2013. Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais PIBID/UEPG [edital 2009] - 2012. Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho (2009-2010). Presidente da App Sindicato dos Trabalhadores em Educação Núcleo Regional de Jacarezinho (2002-2009). Linhas de pesquisa atuais: Formação de professores; Ensino e aprendizagem; Psicanálise e Educação Matemática.

Fábio Antonio Gabriel, UEPG

Mestrando em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grosa, bolsista PIBID/CAPES /UENP enquanto supervisor no Colégio Rio Branco de Santo Antonio da Platina PR na disciplina filosofia.

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Publicado

2015-04-29

Como Citar

BATISTA, F.; BACCON, A. L. P.; GABRIEL, F. A. PENSAR A ESCOLA A PARTIR DE FOUCAULT: UMA INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR EM CRISE?. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 1, p. 1–16, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i1.30659. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/30659. Acesso em: 5 maio. 2024.