PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Ivone Maria Mendes Silva Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Maria Isabel Silva Leme Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55686

Resumo

Este artigo analisa reflexões produzidas em situação de entrevista por jovens estudantes de escolas públicas, moradores de uma favela de Belo Horizonte, sobre o papel da escola em seus projetos de futuro. Discute também os sentidos atribuídos por esses sujeitos às suas experiências educativas e como estas se relacionam com os contextos escolares e sociais empobrecidos nos quais se inserem. Os resultados apontam que, para a maioria deles, a valorização da educação escolar e dos projetos a ela relacionados mostrou-se possível quando encontraram na escola uma fonte de apoio e incentivo, personificada sobretudo na figura de determinados professores, mas também em ações promovidas pela comunidade escolar para fortalecer as escolas em questão como espaços de resistência, cidadania inclusiva e enfrentamento das desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Ivone Maria Mendes Silva é graduada em Psicologia pela UFMG. Realizou estudos de Mestrado em Educação pelo CEFET-MG e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Professora adjunta da UFFS/Campus Erechim, com atuação no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humana, no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, além dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Filosofia, Ciências Sociais e Geografia. E-mail: ivonemmds@gmail.com

Maria Isabel Silva Leme, Universidade de São Paulo

È professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976). Obteve o título de mestrado (1984) e doutorado (1990) no programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, e livre docente (2006) em Psicologia pela mesma universidade. 

Downloads

Publicado

2019-05-09

Como Citar

SILVA, I. M. M.; LEME, M. I. S. PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 1, p. 77–92, 2019. DOI: 10.5216/ia.v44i1.55686. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55686. Acesso em: 18 abr. 2024.