ESTUDOS DA INFÂNCIA, ESTUDOS DA CRIANÇA: QUAIS CAMPOS? QUAIS TEORIAS? QUAIS QUESTÕES? QUAIS MÉTODOS?

Auteurs-es

  • Maria Carmen Silveira Barbosa UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Cristina Coll Delgado UFPel - Universidade Federal de Pelotas
  • Catarina Almeida Tomás Universidade do Minho

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.36055

Mots-clés :

Infância. Crianças. Estudos da Infância. Estudos da Criança.

Résumé

Neste artigo realizamos um ensaio teórico sobre os Estudos da Infância e da Criança desde seus primórdios, até sua organização enquanto um campo situado na intersecção entre disciplinas e questionamentos sobre infância e crianças. Inicialmente refletimos sobre os conceitos de infância e criança. Em seguida situamos os primórdios dos referidos estudos, com destaque para questões conceituais debatidas no início do século XX e, posteriormente, focalizamos os desafios dos Novos Estudos da Infância e da Criança, como a articulação entre saberes e disciplinas e a diversidade de tradições teóricas. Como são mais recentes as investigações com bebês e crianças pequenas, algumas reflexões são propostas, e finalizamos com desafios, como pensar a rigidez das fronteiras entre gerações e fases da infância.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Carmen Silveira Barbosa, UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000), Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de pesquisa estudos sobre as infâncias. Líder de pesquisa no grupo de estudos em Educação Infantil e Infância - GEIN.

Ana Cristina Coll Delgado, UFPel - Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003); Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação. Atua como Líder de Pesquisa no Grupo Crianças, Infâncias e Culturas - CIC.

Catarina Almeida Tomás, Universidade do Minho

Doutora em Estudos da Criança, área de conhecimento da Sociologia da Infância; docente da Escola Superior de Educação de Lisboa; investigadora do CICS da Universidade do Minho e Grupo de Pesquisa CIC.

Téléchargements

Publié-e

2016-05-02

Comment citer

SILVEIRA BARBOSA, M. C.; DELGADO, A. C. C.; TOMÁS, C. A. ESTUDOS DA INFÂNCIA, ESTUDOS DA CRIANÇA: QUAIS CAMPOS? QUAIS TEORIAS? QUAIS QUESTÕES? QUAIS MÉTODOS?. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 1, p. 103–122, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i1.36055. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36055. Acesso em: 21 nov. 2024.

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.