SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E ABORDAGENS SOCIO ANTROPOLÓGICAS NA PRODUÇÃO DE PAÍSES DO HEMISFÉRIO NORTE E BRASIL

Autores

  • Ana Cristina Delgado Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Educação
  • Catarina Almeida Tomás Docente da Escola Superior de Educação de Lisboa e investigadora do CICS da Universidade do Minho, Braga, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.19451

Palavras-chave:

Sociologia da Infância, socio antropologia, crianças, infância.

Resumo

RESUMO: Neste artigo, refletimos sobre a sociologia da infância mediadas por questões socio antropológicas relevantes nas pesquisas da infância e com crianças. Na primeira parte, se expõe um breve panorama de alguns países do hemisfério norte, incluindo suas aproximações e diferentes percursos. Na segunda parte apresentamos breves considerações sobre a produção brasileira, seus limites, perspectivas e conceitualizações. Na terceira parte, destacamos desafios e caminhos teórico-metodológicos do campo considerando a impossibilidade de esgotá-los. Para encerrar, apontamos reflexões emergentes e apresentamos de forma sucinta possibilidades de diálogo com a educação da infância.

PALAVRAS - CHAVE: Sociologia da Infância, socio antropologia, crianças, infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Delgado, Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Educação

Professora da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação. Líder do CIC - Grupo de pesquisa crianças, infâncias e culturas. Doutora em Educação Universidade Federal Fluminense - UFF. Pós-doutorado na Universidade de Caen - Baixa Normandia, França.

Catarina Almeida Tomás, Docente da Escola Superior de Educação de Lisboa e investigadora do CICS da Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Doutora em Estudos da Criança, área de conhecimento da Sociologia da Infância. Docente da Escola Superior de Educação de Lisboa e investigadora do CICS da Universidade do Minho.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

DELGADO, A. C.; TOMÁS, C. A. SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E ABORDAGENS SOCIO ANTROPOLÓGICAS NA PRODUÇÃO DE PAÍSES DO HEMISFÉRIO NORTE E BRASIL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 3, p. 555–571, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i3.19451. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/19451. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos