Formação do leitor literário: com a palavra, as crianças!

Autores

  • Marta Nörnberg Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, martanornberg0@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-9865-7056
  • Sílvia Nilcéia Gonçalves Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, silvia_facos@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i1.50788

Resumo

Este artigo aborda sobre o letramento literário. Resulta de pesquisa desenvolvida com um grupo de crianças do ciclo de alfabetização, ao longo de três anos, que teve como foco o trabalho com a literatura infantil. Mais do que falar das crianças, fala com elas. Apresenta o uso do grupo focal como estratégia de coleta de dados, que cria condições para a participação das crianças na pesquisa. Entre as contribuições aponta como relevantes para a formação do leitor literário a formulação de estratégias de ensino e a escuta das crianças sobre suas experiências com a leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Nörnberg, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, martanornberg0@gmail.com

Sílvia Nilcéia Gonçalves, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, silvia_facos@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

NÖRNBERG, M.; NILCÉIA GONÇALVES, S. . Formação do leitor literário: com a palavra, as crianças!. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 129–146, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i1.50788. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50788. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)