A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: INSUMOS, INDICADORES E COMPARAÇÕES COM PAÍSES DA OCDE E DO BRICS

Auteurs-es

  • Nelson Cardoso Amaral Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26104

Mots-clés :

Educação superior, Indicadores, Percentual do PIB, Orçamento

Résumé

O estudo apresenta uma série de indicadores associados à educação superior e compara os dados do Brasil com aqueles dos países membros da OCDE e do BRICS. Os resultados das análises mostram que, em geral, são grandes os desafios do Brasil quando são comparados os indicadores com os países da OCDE. Pode-se concluir que só será possível atingir os parâmetros da OCDE quando ocorrerem, simultaneamente, três efeitos: estabilidade da população com a diminuição de crianças e jovens em idade educacional; crescimento do país e de seu PIB, no contexto do capitalismo mundial; e diminuição das desigualdades sociais existentes.

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Biographie de l'auteur-e

Nelson Cardoso Amaral, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

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Publié-e

2013-08-20

Comment citer

AMARAL, N. C. A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: INSUMOS, INDICADORES E COMPARAÇÕES COM PAÍSES DA OCDE E DO BRICS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 2, p. 293–304, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i2.26104. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26104. Acesso em: 17 juill. 2024.