IMPLICAÇÕES DA OPÇÃO METODOLÓGICA PELO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO CENTRO-OESTE/BRASIL

Auteurs-es

  • Ruth Catarina De Souza Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Solange Martins Oliveira Magalhães Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25155

Mots-clés :

Pesquisa Educacional, Formação de professores, Método.

Résumé

Este artigo apresenta os resultados da análise da produção acadêmica sobre professores, período 2006-2007, dos programas de pós-graduação em educação do Centro-Oeste. Pautada no materialismo histórico dialético (MHD), essa foi desenvolvida pela REDECENTRO – Rede de pesquisadores sobre professores no Centro-Oeste. O presente trabalho tem como objetivo analisar nessa produção a que é desenvolvida pautada na opção do MHD como método, bem como suas relações com a abordagem qualitativa, os objetivos e as conclusões construídas. Identificou-se falta de clareza entre o significado de método e abordagem do trabalho, e também dispersão teórica e metodológica. Quanto aos objetivos relacionados ao MHD, destaca-se a necessidade de superação dos objetivos serem mero cumprimento de uma formalidade, serem construídos como objetivos de tipo compreensivo, relacionados aos mesmos pressupostos epistemológicos, ontológicos,gnosiológicos e recuperados nas conclusões dos estudos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ruth Catarina De Souza, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Psicologia pela Université Paul Valéry (França). Professora do curso de Pedagogia e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás/UFG. Vinculada a Linha de Pesquisa Formação, profissionalização docente e práticas educativas. Pesquisa temas relacionados aos professores(as). É coordenadora da Redecentro. Membro do Observatório Internacional da Profissão Docente – OBIPD.

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás/UFG. É professora no curso de Pedagogia e Pós-Graduação em Educação da FE/UFG. Desenvolve pesquisa sobre professores(as). Vinculada a Linha de Pesquisa Formação, profissionalização docente e práticas educativas. É coordenadora/UFG da Redecentro. Membro do Observatório Internacional da Profissão Docente – OBIPD.

Téléchargements

Publié-e

2013-06-28

Comment citer

DE SOUZA, R. C.; MAGALHÃES, S. M. O. IMPLICAÇÕES DA OPÇÃO METODOLÓGICA PELO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO CENTRO-OESTE/BRASIL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 1, p. 145–167, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i1.25155. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/25155. Acesso em: 22 nov. 2024.

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.