ELABORAÇÃO DE UMA ESCALA DE PERCEPÇÃO DAS ATITUDES DOS PROFESSORES PELOS ESTUDANTES E IMPLICAÇÕES DO TRABALHO NA GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79231Palavras-chave:
Universitários; Prática Docente; Ações Afirmativas; Vivência Universitária.Resumo
O objetivo deste estudo é apresentar o desenvolvimento da Escala Percepção das Atitudes dos Professores e Implicações do Trabalho na Graduação (EPAPITG). Participaram do estudo 191 estudantes de 16cursos de engenharias. A escala demonstrou índices psicométricos satisfatórios: a medida de Kaiser-Meyer-Olkin foi de 0,77 e teste de esfericidade de Bartlett significativo. A análise fatorial revelou a presença de dois fatores e foram identificadas diferenças significativas (p < 0,050) ao se comparar estudantes divididos por cor, tipo de sistema educacional frequentado na educação básicae participação em ações afirmativas. Os estudantes de classes sociais menos favorecidas perceberammenos atitudes proativas dos professores em relação à sua aprendizagem. A escala é importante na coleta de informações sobre estudantes do ensino superior.
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