Entre versos, rimas e poesias: percursos de escolarização e experiências cordelísticas de poetas pouco escolarizados

Autores

  • July Rianna de Melo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, july.rianna@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-1779-7672
  • Alexsandro da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, alexs-silva@uol.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i1.50308

Resumo

Objetivamos investigar percursos de escolarização e experiências cordelísticas de três poetas pouco escolarizados, residentes no Agreste Pernambucano. Utilizamos a entrevista semiestruturada, cujos dados foram tratados à luz da análise temática de conteúdo. Os resultados evidenciaram que, no tocante aos percursos de escolarização, os cordelistas apresentavam relatos muito semelhantes, sobretudo no que se refere aos seus processos de alfabetização na instituição escolar. Os pais dos poetas não tiveram acesso à escola e o cordel continuava sendo, para os entrevistados, o principal objeto de leitura. Além disso, o fato de os depoentes terem sido comerciantes de cordéis, quando jovens, teve um papel decisivo, tanto no conhecimento que eles tinham sobre o gênero discurso que produziam (no caso, o cordel), quanto na formação profissional como poeta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

July Rianna de Melo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, july.rianna@hotmail.com

Alexsandro da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, alexs-silva@uol.com.br

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

RIANNA DE MELO, J. .; DA SILVA, A. Entre versos, rimas e poesias: percursos de escolarização e experiências cordelísticas de poetas pouco escolarizados. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 89–108, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i1.50308. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50308. Acesso em: 2 maio. 2024.