Entre versos, rimas e poesias: percursos de escolarização e experiências cordelísticas de poetas pouco escolarizados
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v43i1.50308Resumen
Objetivamos investigar percursos de escolarização e experiências cordelísticas de três poetas pouco escolarizados, residentes no Agreste Pernambucano. Utilizamos a entrevista semiestruturada, cujos dados foram tratados à luz da análise temática de conteúdo. Os resultados evidenciaram que, no tocante aos percursos de escolarização, os cordelistas apresentavam relatos muito semelhantes, sobretudo no que se refere aos seus processos de alfabetização na instituição escolar. Os pais dos poetas não tiveram acesso à escola e o cordel continuava sendo, para os entrevistados, o principal objeto de leitura. Além disso, o fato de os depoentes terem sido comerciantes de cordéis, quando jovens, teve um papel decisivo, tanto no conhecimento que eles tinham sobre o gênero discurso que produziam (no caso, o cordel), quanto na formação profissional como poeta.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.